WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coopmac exposicao conquistacamara vc cmvc
DestaquesGeral

Conquista: ocupação de quase 100% dos leitos de UTI no município preocupa população; Prefeitura e Governo do Estado anunciam medidas

Na última quinta-feira, 16, a Prefeitura de Vitória da Conquista informou que a ocupação de leitos de UTI chegou a 96%, sendo que destes 66% de pacientes são de outros municípios e apenas 30% de Vitória da Conquista. Essa informação tem causado grande preocupação na população local, visto que a cada dia cresce o número de infectados e consequentemente de pacientes que precisam de UTI por conta das complicações causadas pelo novo Coronavírus. Nesta sexta-feira, 17, a Assessoria de Comunicação publicou uma matéria onde informa que o Comitê de Representação Civil e Institucional, que é formado por representantes de entidades do município,  fez uma análise acerca das taxas de contaminação e de ocupação de leitos por munícipes de Vitória da Conquista, e concluiu que os números do município estão controlados e abaixo de outras cidades da Bahia de menor porte. Na matéria, a Prefeitura critica mais uma vez o Governo do Estado. De acordo com a PMVC, representantes da Defensoria Pública do Estado da Bahia e da Ordem dos Advogados do Brasil  (OAB), respectivamente, José Raimundo Campos e Joana Rocha, relataram tentativas de comunicação com o Governo do Estado, com pedidos de esclarecimentos acerca dos critérios para esta regulação, mas nenhuma resposta foi dada. “Já protocolamos diversos pedidos e agora entraremos com um novo ofício para saber o posicionamento do Governo do Estado em relação a esse problema”, salienta José Raimundo. A Prefeitura informou ainda que vem tomando diversas medidas no intuito de ampliar a  estrutura de saúde do município, a exemplo da entrega de 15 respiradores feita pelo Ministério da Saúde, após solicitação do Prefeito em audiência realizada em Brasília; a contratação de mais 20 leitos clínicos para o tratamento da Covid-19 junto ao Hospital São Vicente e o funcionamento do Centro de Atenção Municipal – Covid-19 que passa a funcionar 24h para aumentar a capacidade de atendimento. “Além disso, ela também disse que as unidades de saúde ampliaram seu horário de funcionamento para garantir à população acesso de segunda à sábado, nos três turnos”.

O Centro de Atenção Municipal – Covid-19 passou a funcionar 24h para aumentar a capacidade de atendimento.

O Site Expressão Bahia manteve contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde da Bahia, para falar sobre o assunto. A Ascom emitiu uma nota informando que o Hospital Geral de Vitória da Conquista, unidade da rede da Secretaria da Saúde do Estado, contará com mais 20 leitos de terapia intensiva adulto (UTI) para assistência a pacientes com Covid-19. “Deste total, 10 serão abertos na noite desta sexta-feira (17) e os demais começarão a receber pacientes até a próxima sexta-feira (24). Com estes novos leitos, o HGVC chegará a 40 vagas de UTI adulto destinadas ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus”.

Segundo a Sesab, com esta ampliação da rede de assistência em Vitória da Conquista, o município totalizará 70 leitos de Terapia Intensiva adulto voltados para pacientes com diagnóstico de coronavírus. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destaca que esta ação mostra o compromisso do Governo do Estado com o município de Vitória da Conquista e toda a região sudoeste. “Não faltarão leitos ou respiradores para atender a população de Vitória da Conquista”, afirma Vilas-Boas.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar