WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coopmac exposicao conquistacamara vc cmvc
Expressão BahiaInteresse Público

Conquista – Dr. Iogo Araújo fala sobre os procedimentos da alta complexidade em Neurocirugia do HGVC: “há realmente um desejo de bons resultados e empenho de todos para diminuir o sofrimento e salvar vidas”.

Por Lílian Symaia – Neste início de mês de março, o Hospital Geral de Vitória da Conquista apareceu como referência em procedimentos de alta complexidade em Neurocirurgia no ano de 2020. Só no ano passado, foram realizados mais de 500 procedimentos de Neurologia de Alta Complexidade. Mas o que exatamente essa área trata? Como tem sido a atuação do HGVC nesta pandemia? Para falar sobre o assunto, o site Expressão Bahia convidou o Neurocirurgião no HGVC, Dr. Iogo Henrique de Oliveira Araújo, que destacou a importância do trabalho em equipe, do empenho multiprofissional, além os investimentos para o aprimoramento e manutenção do serviço de neurocirurgia. “Há realmente um desejo de bons resultados e empenho de todos para diminuir o sofrimento e salvar vidas”.

EXPRESSÃO BAHIA – Para que nosso internauta entenda melhor, o que trata a Neurologia de Alta Complexidade?

Dr. Iogo Araújo – Os procedimentos neurocirurgia ditos de alta complexidade são aqueles realizados em pacientes portadores de doenças de difícil tratamento cirúrgico, com envolvimento de múltiplos nervos cranianos por um tumor de Base de crânio ou um aneurisma que exige técnicas microcirúrgicas avançadas.

De forma simples, são cirurgias de casos muito difíceis em que é necessário equipe capacitada multidisciplinar e equipamentos modernos para um bom resultado. “Há realmente um desejo de bons resultados e empenho de todos para diminuir o sofrimento e salvar vidas”.

EXPRESSÃOBAHIA – O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) se destacou como referência em procedimentos de alta complexidade em Neurocirurgia no ano de 2020, mesmo no nesse cenário atual de pandemia causada pelo novo Coronavírus. A que o Senhor atribui esses resultados?

Dr. Iogo Araújo – Grande maioria das demandas neurocirurgia independe do contexto da Pandemia. Casos de tumores cerebrais, aneurismas e outras doenças são causadas por determinantes genéticos. Então a necessidade de manter a disponibilidade do tratamento é imperativo, mesmo com pandemia.

Houve um aumento, acredito que como consequência dos bons resultados. Pacientes que buscavam tratamento em outros Estados ou na capital, agora têm a possibilidade de receber cuidados aqui na Cidade.

Apesar das necessidades relacionadas ao contexto da Pandemia, houve um total apoio e investimentos para o aprimoramento e manutenção do serviço de neurocirurgia.

Existe uma compreensão administrativa da necessidade assistência às doenças neurocirúrgicas, mesmo com o infeliz avanço da Pandemia COVID 19 no nosso Estado.

Acredito que os bons resultados são consequência de um comprometimento de toda equipe médica, administrativa, enfermagem, fisioterapia, psicologia e todos os envolvidos direta e indiretamente no tratamento dos pacientes neurocirúrgicos.

São pacientes graves e com doenças que exigem um atendimento especializado em todas as áreas da assistência. Há realmente um desejo de bons resultados e empenho de todos para diminuir o sofrimento e salvar vidas.

Ficamos muito felizes com o reconhecimento dos esforços nossos e de todo corpo clínico do Hospital Geral de Vitória da Conquista.

EXPRESSAO BAHIA – Em função da Covid-19, houve aumento de casos ligados à área ou não existe relação?

Dr. Iogo Araújo – Houve sim aumento de algumas demandas devido à Pandemia COVID, principalmente em relação aos traumas cranianos graves em crianças. Os acidentes domésticos com acometimento dos pacientes pediátricos em consequência dos mesmos estarem em casa, infelizmente algumas vezes sem supervisão adequada.

EXPRESSÃO BAHIA – Quantos casos esta unidade recebe diariamente? 

Dr. Iogo Araújo – A demanda é bastante variável, em média 3 ou 4 cirurgias diárias, contabilizando os casos de emergência e cirurgias programadas. Devido à necessidade de disponibilidade CTI para as cirurgias de crânio, nos momentos críticos da Pandemia, infelizmente se faz necessário disponibilizar as vagas para os pacientes COVID.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar