WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

UFSB recebe novas instalações

A inauguração de novas instalações, ampliações e reformas do campus do Sosígenes Costa, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, no extremo sul, neste mês de dezembro, representam melhorias e novos investimentos no ensino superior público do estado. A cerimônia de entrega aconteceu no auditório da instituição, com a presença do governador Rui Costa, do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, acompanhados pelo reitor Naomar de Almeida Filho.

0452f9d1-0054-4d34-9723-81087e22adcb

No evento, o governador ainda assinou o protocolo para a continuação das obras do Centro Cultural e Eventos de Descobrimento (CCED), além da ordem de serviço para construção Núcleo Pedagógico do município de Itabuna, um projeto comprometido com a sustentabilidade e instalações modernas. Antes da cerimônia, a comitiva conheceu o campus Sosígenes Costa.

Rui Costa afirmou que durante muitos anos a Bahia merecia e precisava de outra universidade federal. “Eu acredito que não podemos abrir mão da democracia e da educação como fatores importantes de transformação social, porque a minha própria história é resultado disso. Eu, que fui duas vezes aluno da Universidade Federal da Bahia [Ufba], sei do quanto o nosso estado precisou, por 200 anos, de outras instituições de ensino superior público. Hoje, temos seis universidades, mas queremos continuar avançando com mais vagas, mais concursos de professores com prioridade para aquelas que estão surgindo agora”.

Durante o evento, estudantes pediram melhorias na universidade e foram saudados pelo ministro Aloizio Mercadante, que comemorou a possibilidade de diálogo e de voz de todos os agentes sociais envolvidos na educação, incluindo os representantes das comunidades indígenas da região.

200bbece-d062-40a5-88bf-91ed2040e0b3

“Esses jovens pedem, com razão, mais verba para a educação. Nos últimos 10 anos nunca se investiu tanto na educação na história do Brasil e deste estado. São novas universidades, políticas de inclusão por meio das cotas, do Fies [Fundo de Financiamento Estudantil], da universalização do acesso através do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], quando o aluno que tem menos condições financeiras não precisa se deslocar pelo Brasil inteiro para fazer provas em universidades de outros estados. Nessa universidade estamos ampliando isso, e considero que o mais transformador é a implantação dos colégios universitários, capacitando os estudantes da região para disputar com igualdade onde e o curso que quiserem”.

UFSB

Atualmente, a Universidade Federal do Sul da Bahia funciona também em Itabuna, no campus Jorge Amado, e em Teixeira de Freitas, no campus Paulo Freire, reunindo cerca de 1.600 estudantes. A instituição oferece os cursos de Bacharelados Interdisciplinares (BI) em Artes, Ciências, Humanidades e Saúde, que são cursos de graduação plenos de formação humanística, científica e artística de modo interdisciplinar, e que permitem ao estudante desenvolver competências e habilidades para uma posterior formação profissional (2º Ciclo) ou ingresso em curso de pós-graduação (3º Ciclo). A previsão é que o segundo ciclo de formação tenha início em setembro de 2016 e devem incluir cursos como Medicina, Direito, Ciências Biológicas e outras dez opções.

Além dos BIs, também são oferecidas as Licenciaturas Interdisciplinares, cursos de formação de docentes para o ensino básico em grandes áreas ou blocos de conhecimento com duração de três anos, sendo o último ano de formação prática na área de escolha de atividade docente. Entre as opções de licenciaturas estão Artes e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Matemática e Computação e suas Tecnologias.

(Fonte; Secom BA)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar