DestaquesExpressão BahiaGeral
Barra do Choça celebra os melhores cafés do Sudoeste Baiano em grande noite de premiação

Na última quinta-feira (23), Barra do Choça se tornou o centro das atenções do café baiano com a realização da tão esperada noite de premiação do Concurso de Qualidade de Café do Sudoeste Baiano. O evento reuniu produtores, autoridades e apreciadores da bebida para celebrar a força e a excelência da produção regional, marcando mais um capítulo importante na história da cafeicultura do Sudoeste.
Este ano, o concurso contou com três grandes categorias:
Sudoeste Baiano – 1ª edição
Barra do Choça – 4ª edição
Café Feminino – 1ª edição
Foram premiados 90 produtores nas modalidades Barra do Choça, Feminino Cooperbac e Sudoeste Baiano, em reconhecimento à dedicação e ao cuidado que transformam o café da região em um verdadeiro orgulho nacional.

As amostras finalistas foram analisadas no novo Laboratório de Análise sensorial da COOPERBAC, entregue oficialmente durante o evento pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Também foi inaugurado o Galpão para Armazenamento de Café, estruturas que irão impulsionar ainda mais a qualidade, o armazenamento e a competitividade dos cafés produzidos no Sudoeste Baiano.
O governador Jerônimo Rodrigues, presente na solenidade, destacou o compromisso do Estado com o fortalecimento da cafeicultura regional. “Mais apoio aos produtores de Barra do Choça e do Sudoeste Baiano! Que alegria inaugurar hoje o novo galpão da COOPERBAC, um espaço que fortalece o trabalho de quem vive do café, amplia a produção e garante mais renda e dignidade às famílias do campo.”

O prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha, também comemorou o sucesso do evento e a consolidação do município como referência na produção de cafés especiais. “Estamos muito felizes em encerrar este concurso de Cafés Especiais, realizado através da Secretaria Municipal de Agricultura, em conjunto com a Cooperbac e com as Secretarias de Poçoes, Nova Canaã, Poções, Planalto, Ribeirão do Largo e Encruzilhada. Celebramos cafés de qualidade excepcionais, com notas elevadíssimas, que mostram o valor da nossa cultura e da produção de cafés especiais. Parabenizo todos os parceiros, o governo do Estado, e principalmente nossos produtores, que apresentaram cafés de altíssimo nível. A felicidade de vocês é também a nossa felicidade.”
A presidente da COOPERBAC, Joara Oliveira, ressaltou a importância do concurso como incentivo à valorização do trabalho das famílias produtoras e à elevação dos padrões de qualidade do café regional.
A noite foi marcada por emoção, reconhecimento e união em torno de um mesmo propósito: fortalecer a cafeicultura do Sudoeste Baiano, consolidando Barra do Choça como a “Capital do Café” e símbolo do sabor, da tradição e da excelência do campo baiano.
















