WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Prefeito e secretária de Cândido Sales falam de avanços na área de saúde do município

Por Celso Rios

Em evento realizado na manhã de ontem (segunda-feira) para discutir os novos rumos do Hospital de Base em Vitória da Conquista, o prefeito da cidade de Cândido Sales, Hélio Fortunato, aproveitou para fazer uma avaliação do ano de 2015 e também falou dos novos projetos para 2016.

De acordo com o gestor municipal mesmo com a crise que afetou todo país, o município conseguiu ir na contramão e avançou em alguns setores.

“Estamos concluindo obras e aumentando nossos serviços, já no início deste ano estaremos retomando as cirurgias do nosso hospital. Adquirimos equipamentos para a unidade e estamos focando tanto na reestruturação da rede de saúde como também da educação e de toda estrutura física do patrimônio de nosso município”, declarou o prefeito.

O gestor municipal aproveitou também e falou da importância de se discutir juntamente com os secretários de saúde municipais e demais prefeitos quanto à questão do Hospital de Base, importante unidade de saúde que atende a região abrangendo também o norte de Minas Gerais.

“A Amvagra teve uma iniciativa interessante junto com a administração do hospital, pois, esse diálogo entre as associações e a equipe que comanda a unidade vai ser de grande importância para população de todos esses municípios envolvidos. É o Hospital de Base que nos dá essa sustentação principalmente nos casos de média e alta complexidade”, frisou Helinho.

DSC_0173

 

Quem também esteve presente ao evento foi Kalilly Lemos, secretária de saúde de Cândido Sales. À frente da pasta no município, ela falou sobre importantes conquistas na área de saúde no ano de 2015 e novos projetos que deverão ser trazidos este ano.

“O município vem crescendo e em oito meses vemos um avanço muito grande na saúde de Cândido Sales. Temos bem mais especialistas do que tínhamos no ano retrasado e estamos desenvolvendo para um melhor atendimento à população. Vamos inaugurar quatro unidades de Saúde da Família e mais uma casa de acolhimento. Inauguramos no ano passado uma policlínica, rede frio que nunca se teve em nosso município e mais uma unidade onde comportam dois PSFs, disse Kalilly.

Ainda segundo a chefe da pasta, este ano a prefeitura pretende reabrir o centro cirúrgico que há oito anos se encontra fechado.  “Mesmo com todas as dificuldades que temos hoje a gente está avançando e pretendemos melhorar ainda mais levando qualidade de saúde em nosso município”, declarou a secretária.

Quanto à questão do HGVC, Kalilly falou sobre a importância desse encontro com demais representações da região sudoeste.

“Os municípios menores de nossa região não têm estrutura para receber esses pacientes, e em contrapartida o HGVC muitas vezes já está com superlotação por ser uma unidade que atende todo sudoeste baiano e engloba parte de Minas Gerais. Essa discussão é importante para ver como os municípios podem ajudar o Hospital de Base e como a unidade pode vir a ajudar os municípios. Estruturando as cidades vizinhas, capacitando profissionais, fazendo a triagem dos pacientes que realmente precisarão se deslocar ao Hospital de Base para que diminua essa superlotação que hoje vemos, finalizou Lemos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar