Geral
Corpo de Pedral é velado no Memorial Régis Pachego

Várias autoridades locais e regionais devem comparecer ao velório do político que governo a cidade por três vezes (1963-1964; 1983-1986; e 1993-1996)
O corpo do ex-prefeito de Vitória da Conquista, José Fernandes Pedral Sampaio, 89, morto na tarde desta terça-feira, começou a ser velado no Memoria Régis Pacheco na noite desta terça.
Várias autoridades locais e regionais devem comparecer ao velório do político que governo a cidade por três vezes (1963-1964; 1983-1986; e 1993-1996).
Dentre as autoridades políticas locais, marcaram presença no velório o ex-deputado federal Elquison Soares, o ex-prefeito de Vitória da Conquista e ex-presidente, Hélio Ribeiro, e o coronel Esmeraldino Correia.
Pedral estava internado no Hospital Samur desde o dia 29 de agosto e havia passado por uma cirurgia no abdômen há pouco tempo.
Segundo a família, Pedral sofria de um câncer linfático, que acabou se espalhando por outros órgãos, levando-o à morte.
José Pedral Sampaio é uma das figuras políticas mais importantes de Vitória da Conquista e da Bahia.
Saiba mais sobre Pedral:
Pedral comandou coalizão de esquerda, centro e direita, diz historiador
Político fundou o “Pedralismo”
Pedral deixa grandes obras para a cidade
Em livro, Pedral relata que teve medo da morte quando foi preso pela Ditadura
Aliança de Pedral com ACM foi decepcionante
Recentemente, o mandato de prefeito que ele teve cassado por dez anos (prorrogáveis por mais dez), pela Ditadura Militar, em 16 de maio de 1964, foi devolvido em um ato simbólico pela Comissão da Verdade, na Câmara de Vereadores.
Pedral deixa a mulher, Maria Zilda Moura Costa Pedral, 67, e o filho Paulo Pedral, 58.
O velório ocorre no Memorial Régis Pacheco, praça Tancredo Neves, centro de Vitória da Conquista.
E o sepultamento será no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro Sumaré, às 16h desta quarta-feira, segundo informou o filho, Paulo Pedral.
Prefeitura decreta luto
Devido a morte do político, a prefeitura de Vitória da Conquista informou que foi decretado nesta terça-feira luto oficial de três dias.
Informou ainda que o acesso dos cidadãos ao local do velório de Pedral será pela Praça Tancredo Neves e a saída pela Rua Frei Egídio.
“Neste momento de dor, o prefeito Guilherme Menezes e toda a equipe de Governo prestam solidariedade à esposa Maria Zilda Moura Costa Pedral Sampaio, ao filho Paulo Pedral, à Alexandre Pedral e demais familiares”, comunicou a prefeitura.
A Câmara de Vereadores divulgou uma nota de pesar. Já a Diretoria Regional de Educação suspendeu nesta quarta-feira as aulas nas escolas estaduais, mantendo apenas os serviços administrativos.
História
Pedral era neto do coronel José Fernandes de Oliveira, mais conhecido como Coronel Gugé. Foi diplomado engenheiro civil em 1949 pela Escola Politécnica da Universidade da Bahia.
Como engenheiro deixou suas marcas no Colégio Sacramentinas e no Clube Social Conquista, além de outros importantes projetos.
Lançou-se na política em 1958, candidatando-se a prefeito, vencendo o pleito seguinte em 1962. Foi Pedral que durante sua primeira gestão transformou o prédio do antigo “Quartel de Polícia” na atual Prefeitura.
Com o golpe civil-militar em 1964, foi cassado e teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos, prorrogados por mais 10.
Em 1982, candidatou-se novamente ao cargo de prefeito e foi eleito por maioria dos votos no dia 15 de novembro, consolidando sua liderança política em Conquista.
Em 1987 assumiu a Secretaria Estadual dos Transportes no Governo de Waldir Pires e em 1992, reelegeu-se pela terceira vez prefeito de Vitória da Conquista.
Aprochego















