WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesVitória da Conquista

Governo e população discutem desenvolvimento urbano na 7ª Conferência Municipal das Cidades

Traçar as estratégias para o desenvolvimento urbano de Vitória da Conquista em um esforço conjunto do governo e da comunidade. Foi com esse propósito que foi realizada a 7ª Conferência Municipal das Cidades neste sábado (16), no auditório do Cemae. A prefeita Sheila Lemos participou da abertura do evento, que neste ano trabalhou o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Unindo o Campo e a Cidade para o Desenvolvimento Sustentável”.

“Hoje, estamos aqui não apenas para cumprir uma obrigação democrática, mas para construir juntos o futuro do nosso município”, destacou a gestora, em seu discurso. “Nosso compromisso é claro: trabalhar incansavelmente para garantir uma qualidade de vida cada vez melhor para todos os habitantes do município. Por isso, estamos aqui de portas abertas, como um governo que ouve atentamente as vozes da comunidade”, completou Sheila.

Essa mobilização coletiva já vem acontecendo há alguns meses, com uma audiência pública e encontros preparatórios para o evento, com intensa participação popular. De acordo com a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, trata-se de uma iniciativa construída por muitas mãos. “Vamos discutir, conforme a cartilha enviada pelo ConCidades [Conselho Estadual das Cidades], os eixos sobre relação de desenvolvimento urbano e rural, como se dá essa relação. E eu quero dizer que estou muito feliz com a participação do Conselho Estadual e dos movimentos sociais ao longo da preparação dessa Conferência”, disse.

Lucas Hipólito é representante do ConCidades e destacou a importância do encontro para definir os rumos de questões como habitação, saneamento, transporte, mobilidade e infraestrutura urbana. “Com diálogo e espaço importante de discussão, com a sociedade e com o governo, a gente tem uma expectativa boa de que essa Conferência seja excelente, e de participação popular junto com o governo”, destacou.

Grace Gomes
Pajé Aripuanã Tupinambá
Idelzito Rocha
Lucas Hipólito

 

Para o coordenador-geral do Movimento Unificado das Associações de Moradores, Idelzito Rocha, o evento é o ponto central das discussões dos movimentos sociais com o governo. “A gente espera que a sociedade adquira essa consciência, mais do que ela já tem. E que o povo passe não apenas a usar as cidades como espaço de convivência, mas usar a cidade como espaço de ajudar a construir essa convivência, esse melhor espaço de viver”, afirmou.

Programação – A representante da Comissão da 7ª Conferência das Cidades, Givanilda Oliveira, também participou da mesa de abertura, ao lado da prefeita Sheila, da secretária Geanne e do conselheiro Lucas. Após os pronunciamentos, o Pajé Aripuanã Tupinambá fez uma oração com o público.

Em seguida, a superintendente de Mobilidade no Governo do Estado da Bahia, Grace Gomes, conduziu a palestra magna do evento, abordando o tema central.

Durante a Conferência também foi formado o Conselho Municipal das Cidades, composto por 12 membros titulares e 12 suplentes. Os participantes elegeram ainda os delegados que irão representar Vitória da Conquista na etapa estadual do evento.

Governo para Pessoas – Ao público da conferência, a prefeita Sheila Lemos destacou ainda uma série de ações realizadas pela administração municipal para o desenvolvimento de Vitória da Conquista. O projeto Governando para Pessoas, por sinal, é mais uma importante ferramenta para direcionar o crescimento dos bairros com a participação popular.

As políticas públicas para a zona rural também foram citadas, como a construção da primeira escola de tempo integral em Campo Formoso, o trabalho constante de recuperação de estradas e a consultoria voltada aos pequenos produtores, por meio do projeto Vamos Produzir.

Menção ainda ao pacote de obras que será viabilizado por meio do Finisa III, à reforma e ampliação de 73 unidades escolares e ao programa de iluminação pública Brilha Conquista, que está beneficiando toda a cidade e zona rural. Sheila também lembrou a importância do novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que está em fase de conclusão, e o programa IPTU verde, que veio para incentivar iniciativas sustentáveis entre os contribuintes.

Fonte: PMVC

Artigos relacionados

Fechar