WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesVitória da Conquista

Prefeitura e clínica oftalmológica promovem ação de prevenção contra o diabetes

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, neste sábado (18), uma ação de prevenção da diabetes mellitus – relativa à campanha “Diabetes Novembro Azul”, organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e que tem sua culminância no dia 14 de novembro. A ação de hoje, feita em parceria com a Clínica Oftalmológica Santa Luzia, permitiu o atendimento de cerca de 60 pacientes da atenção básica do município no diagnóstico da doença.

Na clínica, os pacientes tiveram a oportunidade de realizar o exame do fundo do olho, essencial para identificar possíveis complicações decorrentes da doença. O exame busca não apenas identificar precocemente possíveis complicações oculares causadas pelo diabetes, mas também oferecer um tratamento adequado e personalizado aos pacientes.

A paciente Adriana da Silva aprovou a ação. “Achei muito positiva a iniciativa, pois ela se propõe a prevenir uma doença que nos preocupa bastante. O atendimento da clínica foi muito bom e espero que haja mais serviços como este”, declarou Adriana.

O diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e provoca graves complicações. Uma das principais consequências é a perda de visão, o que impacta significativamente na qualidade de vida dos pacientes. Além disso, o diabetes pode levar a problemas renais, amputações e outras condições que demandam um alto custo para o sistema de saúde.

Maria Clara Costa, ao centro, com equipe da Clínica Santa Luzia

A coordenadora da Área Técnica de Saúde do Adulto e Idoso da Atenção Básica da SMS, Maria Clara Costa, destacou a importância das parcerias entre a Prefeitura e instituições de saúde da cidade. “Ficamos agradecidos em proporcionar este atendimento aos nossos usuários através da Clínica Santa Luzia. É um serviço que possui alta demanda, sobretudo de idosos, e esta é a oportunidade de diagnosticar a doença que acomete grande parte da população”, relatou a coordenadora.

Responsável pela clínica, o oftalmologista Fabrício Laughton também destacou a relevância da parceria para a saúde da população. “O diabetes é uma doença extremamente prevalente e incidente, gerando inúmeros custos para o paciente e para o sistema de saúde como um todo. Os exames do fundo do olho são fundamentais para identificar possíveis lesões causadas pela doença, permitindo que intervenções sejam feitas antes que as complicações se tornem irreversíveis”, acrescentou o médico.

 

Fonte: PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar