WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesExpressão BahiaGeral

Com aumento de 47% em consultas médicas, Prefeitura realiza mais de 220 mil atendimentos mensais nas unidades de saúde

Fortalecer o atendimento da Atenção Básica em todo o município é a meta da Prefeitura de Vitória da Conquista, que adotou uma série de medidas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para reestruturar e garantir a oferta dos serviços de saúde à população. Só em 2023, o município contratou mais 28 médicos, totalizando 80 profissionais, e fez o credenciamento de mais 18 equipes de saúde, passando de 50 para 68.

Com essas ações, o percentual de consultas médicas nas unidades de saúde teve um aumento de 47%, chegando a mais de 170 mil atendimentos médicos realizados até outubro deste ano. Mensalmente, as equipes de saúde prestam mais de 220 mil atendimentos, entre consultas, vacinação e demais procedimentos.

A ampliação do número de médicos e de equipes para as 45 unidades de saúde resultaram no aumento da cobertura da Atenção Básica no município, que passou de 64% em 2022, para 73% em 2023. O objetivo é assegurar o atendimento em 100% dos postos de saúde da zona urbana e rural de Vitória da Conquista. “A Prefeitura continua trabalhando para estender o serviço a todas as pessoas que necessitam e que buscam o serviço nas unidades de saúde”, disse o secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues.

Das 18 novas equipes, sete são do tipo equipe saúde da família (ESF) e 11 da Atenção Primária (APS). Quatro delas atuam de forma itinerante na zona rural, sendo duas nas regiões de cobertura da Unidade Cae II, uma da Unidade Régis Pacheco Rural, e uma equipe na região do Pradoso, atendendo a maioria das comunidades quilombolas.

Entender a realidade e necessidades de cada equipe foi fundamental para desenhar as estratégias de melhorias para os serviços, como explicou o secretário Vinícius Rodrigues. “Todos esses investimentos, a reorganização dos nossos processos de trabalho, as reuniões dentro de cada unidade, também refletiram no aumento da produtividade das equipes, que realizam uma média de 220 mil atendimentos gerais nas unidades, mensalmente. Além disso, tivemos um aumento de 47% das consultas médicas nas unidades neste ano”, complementou Vinícius.

Até outubro deste ano, mais de 170 mil consultas médicas foram realizados nas unidades de saúde. No mesmo período de 2022, foram feitos 115 mil. Outro importante avanço se reflete na melhoria dos indicadores do município, no programa federal Previne Brasil, que avalia a qualidade da assistência prestada à população. No segundo quadrimestre de 2023, o Indicador Sintético Final (ISF) foi de 8.95%, equivalente a uma evolução de 10.90% se comparado ao primeiro quadrimestre do ano.

Esse resultado também colocou Vitória da Conquista em 3º lugar no ranking nacional do Previne Brasil, entre os municípios com mais de 350 mil habitantes, e 1º no estado do Nordeste entre os municípios de grande porte.

“Vamos seguir assim, avançando, ouvindo a população, identificando as possíveis falhas para fazer as intervenções que forem necessárias, a fim de prestar um serviço cada vez mais qualificado para os conquistenses”, complementou o secretário.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar