WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coopmac exposicao conquistacamara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Em inauguração de Complexo de Escuta Protegida, prefeita anuncia mais um conselho tutelar

Na cerimônia de entrega do Complexo de Escuta Protegida, na tarde desta sexta-feira (27), a prefeita Sheila Lemos destacou que o equipamento passa a ser um instrumento essencial para a política municipal de proteção da criança e do adolescente e enalteceu as parcerias para a concretização do projeto e o empenho da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) para torná-lo realidade.

Segundo a prefeita, a implantação do Complexo de Escuta Protegida, totalmente em consonância com a lei 13.431/17, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, de forma pioneira no Nordeste, é uma demonstração do compromisso do governo com crianças e adolescentes no município. “Destaco que esse compromisso começou com o nosso saudoso prefeito Herzem Gusmão e a vice-prefeita Irma Lemos. Para eles, investir em políticas nessa área era uma prioridade e para a nossa gestão continua sendo”.

A prefeita ressaltou ainda o apoio das instituições parceiras no projeto, entre elas o Unicef e a ChildHood Brasil, que prestaram apoio técnico. Também destacou a participação dos ministérios da Cidadania e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, além do  Tribunal de Justiça da Bahia, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria de Segurança Pública.

Confirmando ainda o compromisso da gestão municipal com a infância e adolescência, a prefeita Sheila anunciou a criação de um novo Conselho Tutelar no próximo ano e apresentou o projeto de ampliação do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Já o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, falou que o Complexo de Escuta Protegida é um importante passo que Vitória da Conquista dá para a efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).  “Esta obra será um grande divisor de águas que mudará completamente a forma como as nossas crianças serão atendidas, mudará completamente o rito processual de julgamentos. E o que é mais importante: garantindo que esse sistema esteja integrado”, disse o secretário.

Michael ressaltou que a existência do Complexo de Escuta Protegida é resultado de um esforço conjunto de muitos atores. “Tivemos que contar com muitas mãos e com a vontade política do governo municipal, desde a gestão do saudoso prefeito Herzem Gusmão, que deu todas as condições para que este projeto se tornasse realidade, e agora, com a prefeita Sheila Lemos, que compreendeu a importância do Complexo de Escuta Protegida para mudar a história da política de proteção à criança e ao adolescente”, afirmou.

Fonte; Secom PMVC
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar