WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesInteresse Público

Solenidade marca a inauguração da nova sede do Fórum de Tremedal; comarca local quase foi desativada

Por Luciene Costa – Lideranças políticas, judiciárias, comunitárias e população em geral comemoraram, nesta terça-feira, 10, a manutenção da comarca de Tremedal, com a realização de uma solenidade de inauguração da nova sede do Fórum local. No ano passado, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) chegou a anunciar a desativação de 18 comarcas no interior da Bahia, entre elas de Tremedal.

Prefeito Municipal, Márcio Ferraz de Oliveira

Durante a cerimônia, o Prefeito Municipal, Márcio Ferraz de Oliveira, lembrou da luta que travou, em conjunto com outras lideranças, em prol da permanência do Fórum em Tremedal. “Hoje quero agradecer a todos os envolvidos nesta luta pela manutenção desta comarca. Lutamos juntos para não fechar esta comarca e por isso não posso deixar de agradecer aos deputados Nelson Leal, Fabrício, Zé Raimundo e Waldenor Pereira, além dos nossos vereadores. Cada um teve um papel importante nesta luta e nossos limites ultrapassaram os partidários e tudo em prol do nosso povo”. Márcio Ferraz reforçou que Tremedal é um município extenso e onde a maioria reside na zona rural, e que a população viveria momentos muito difíceis caso a desativação da comarca tivesse ocorrido. “Nossa população é carente. O deslocamento a outros municípios, caso a desativação ocorresse, seria muito complexo. São pessoas carentes. O povo precisa desses serviços”.

Juiz Aderaldo De Morais Leite Junior

O juiz Aderaldo De Morais Leite Junior agradeceu à Prefeitura, que doou o prédio e reformou o imóvel para o funcionamento da Comarca, e à Câmara de Vereadores pela autorização através de Lei cedendo esse espaço por 20 anos. “Essa conquista hoje se deu após uma luta dos servidores, população local, prefeito, legislativo que reuniram esforços em manter a comarca. Esse espaço que foi reformado é mais acessível à população e esperamos desempenhar um bom trabalho aqui. A Comarca passou por alguns problemas, tivemos a notícia de desativação, mas o Prefeito, os advogados foram atrás e por fim o Tribunal voltou atrás e a comarcar continuará. É um novo começo e a gente espera desempenhar um bom trabalho com a ajuda de todos. Estamos sempre de portas abertas”.

O empenho do prefeito fez parte do discurso do Presidente da OAB/Vitória da Conquista, Ronaldo Soares. Na ocasião, Ronaldo falou também de sua alegria em participar do evento. “É uma alegria estar de volta à cidade numa tarde festiva em que se comemora a reinauguração do fórum, aliás muito mais do que isso, a permanência da manutenção da comarca de Tremedal, que esteve de fato ameaçada de desativação. E esse é um serviço essencial que não pode se negar à população. A permanência do judiciário é uma questão de cidadania. Sou testemunha do esforço prefeito, da câmara de vereadores que reagiram a essa violência que tentaram implantar aqui com a essa desativação. Felizmente já superamos essa ameaça”.

A inauguração do Fórum e da manutenção da comarca de Tremedal contou ainda com as presenças do vice-prefeito Paulo Célio Nogueira Avelar; Presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Souto; o Delegado da OAB em Tremedal, Maycon Marinho Ferraz; o secretário municipal de Obras, Catulino Ferraz de Oliveira; o representante da população, Ubirajara Gondim e o representante dos serventuários, Alan Santos Silva, além de advogados.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar