WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coopmac exposicao conquistacamara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Debate aponta saída para desafios da Agricultura Familiar na Mobilização do Setor

Em clima de celebração pelo Dia do Agricultor, que transcorre no último dia 28 de Julho, a programação virtual “A Bahia em Debate” sobre Agricultura Familiar- Avanços e Desafios, realizada na véspera (27), foi marcada pelo “sentimento de esperança” expressado especialmente pelo palestrante Pedro Uczai, deputado federal (PT/SC) e coordenador do Núcleo Agrário do PT no Congresso Nacional.
Ao invés de centrar fogo nas críticas ao Governo Bolsonaro, embora lembrando a sua política nefasta adotada contra a agricultura familiar e o meio ambiente a partir de extinção de programas de financiamento e apoio técnico para o setor e liberação do uso excessivo de agrotóxicos, Uczai fez um discurso vigoroso e convocatório para a organização e mobilização do setor visando mudar o futuro.
Recorrendo ao escritor paraibano Ariano Suassuna, em sua definição sobre otimistas e pessimistas, para então declarar-se um “realista esperançoso”, o catarinense disse que o momento é de esperança de retormar o projeto político implantado no Governo do presidente Lula, propondo aos agricultores familiares que se organizem e se mobilizem para esse objetivo.
Não faltaram números e dados para ressaltar a importância da agricultura familiar, que envolve 5 milhões de famílias no país, como ressaltou o deputado federal Waldenor Pereira na abertura da live, na condição de promotor do evento, junto com o deputado estadual Zé Raimundo. Mas as falas seguintes seguiram manifestando o sentimento esperançoso do palestrante e a importância de apostar num projeto político de estado para o setor.
Foi assim nas intervenções dos debatores convidados, o coordenador do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), Antônio Neto; a presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Regina Dantas; a diretora da Cooperativa de Agriclutra Familiar de Presidente Jânio Quadros, Ana Paula Dutra; e o secretário executivo do Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb), Climério Vale.
O próprio Waldenor concluiu satisfeito ao final do evento: “A palavra de ordem é a esperança. Esse evento nosso foi um convite à resistência para a construção de um novo tempo”. Zé Raimundo também avaliou a fala de Uczai como uma verdadeira “aula-conferência em forma de poesia” e manifestou o seu entusiasmo com o sentimento nas falas dos participantes da live, que teve momentos de descontração com a cantoria e o violão de Climério Vale.
O evento “A Bahia em Debate” foi transmitido pelas redes sociais dos deputados Waldenor e Zé Raimundo (Youtube e Facebook) e nesta 5ª edição repetiu o sucesso das anteriores, reunindo em sala virtual cerca de 200 participantes, entre prefeitos, vices, vereadores e lideranças políticas, sindicais e dos movimentos sociais das regiões Sudoeste, Serra Geral, Médio São Francisco, Chapada Diamantina e Vale do Paramirim, onde os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo concentram a sua atuação política.

Fonte: Ascom

Texto: Joana D”arck

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar