WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeralInteresse Público

Conquista: Câmara discute Agricultura Familiar em audiência pública

Na manhã desta segunda-feira, 25, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma audiência pública para discutir as demandas da Agricultura Familiar. A discussão é fruto da iniciativa da Comissão de Agricultura, composta pelos vereadores Adinilson Pereira (MDB), Luciano Gomes (PCdoB) e Edjaime Rosa Bibia (MDB).

Parceria entre Executivo Municipal, Câmara e população – Abrindo as discussões, o presidente da Comissão de Agricultura da Casa, Adinilson Pereira (MDB), lembrou do compromisso da comissão em buscar, ao lado do Executivo Municipal, melhorias para a Zona Rural de Vitória da Conquista.  “Não é um momento fácil, nem para a gente, nem para a prefeita, nem para os moradores da Zona Rural, após quase 90 dias de chuva”, lembrou, afirmando que o trabalho conjunto garantirá melhorias às comunidades. Adinilson citou a situação das estradas, do abastecimento de água e dos produtores da Zona Rural que estão precisando da ajuda de todos. “Essa audiência nos permite trazer informações e coisas boas que vão chegar para todos”, relatou, lembrando que “ao lado da prefeita, que vem trabalhando para o desenvolvimento da nossa cidade, vamos debater ações e criar um relatório de tudo que for discutido para termos certeza de que as ações serão realizadas”, finalizou.

Fomento à Agricultura Familiar –  O coordenador municipal de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Barreto, destacou a força da Agricultura Familiar no município. “Nosso interior não tem muitos latifúndios. Nós temos um município que tem uma agricultura familiar extremamente forte e diversificada”, pontuou. Ainda em seu pronunciamento, ele apontou que a prefeitura tem trabalhado para fortalecer cada vez mais o setor. “A gente tem uma Zona Rural muito grande. Desde o ano retrasado nós viemos trabalhando em um projeto que a gente pudesse lançar para incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar no município”, disse, destacando o Programa Vamos Produzir, que fomentará a produção de frutas cítricas na região.

Viver do campo é um desafio – Roque Soares Guimarães, coordenador da Bahiater, iniciou a fala saudando participantes e o público presentes na audiência que, de alguma maneira, estão ligados à Agricultura Familiar. Ele destacou a respeito do grande desafio que é viver do campo, principalmente nos locais com escassez de água. “97% da água é salgada, e apenas 3% é água doce, mas a gente não tem acesso nem a esses 3%. É um grande desafio para nós, a cada dia, conviver com a realidade global”, disse. O coordenador falou ainda da capacidade de Vitória da Conquista, como região polo da agricultura familiar no Sudoeste da Bahia. “A maioria dos municípios da Bahia têm como fonte de renda a agricultura familiar. Hoje existem aproximadamente 600 mil agricultores na Bahia e, destes, cerca de 300 mil têm acesso ao Programa Garantia Safra,

Fonte: Ascom

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar