WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Planalto ganha creche moderna com capacidade para atender 140 crianças

Por Luciene Costa – Uma Creche Proinfância foi entregue pelo Prefeito Edilson Duarte, Dico, no último sábado (15), no bairro Morada do Planalto. A unidade é a primeira nesse padrão construída no município e terá capacidade para atender 140 crianças nas modalidades creche (2 e 3 anos) e educação infantil (4 e 5 anos), em tempo integral. Segundo Dico, a Creche é uma obra de suma importância porque irá contribuir, de forma significativa, com o desenvolvimento da Educação do município. “É um projeto que  visa uma condição melhor para educação, visa investimentos na área educacional e realiza um sonho do bairro, e agora a gente consegue implementar a obra e valorizar a comunidade”. A construção da creche, que exigiu investimentos na ordem de R$ 1.600.000, 00, entre construção e mobiliário, foi iniciada em 2012, durante a primeira gestão de Dico. “Foi gratificante concluir uma obra nesses dois anos de gestão de meu novo mandato. Feliz em poder entregar essa obra à população honrando inclusive um compromisso que fiz no período de campanha. Agradeço a Deus por ter permitido honrar minha a palavra”.

 

A secretária municipal de Educação, a professora Adriana Vieira Brito.

A secretária municipal de Educação, a professora Adriana Vieira Brito, informou que a conquista da creche Proinfância se deu após a elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR) elaborado pelo município em 2011. Ela destacou ainda a importância da unidade para o município. “A creche para Planalto tem uma importância ímpar porque é a primeira creche preparada especialmente para atender a educação infantil. Atualmente temos três creches, mas essa é a primeira especialmente estruturada para atender a essa modalidade. Para nossa administração, é uma alegria poder concluir uma unidade como esta. A creche para gente representa um marco da educação por se tratar de educação infantil, que é a base da educação nacional, pois é a partir dela que podemos desenvolver uma educação de qualidade; é nela que começamos a desenvolver as competências e habilidades que os alunos precisarão ter até a conclusão do período escolar”.

O Prefeito Dico durante entrega da Creche Proinfância

A Proinfância possui uma estrutura moderna e padronizada com oito salas de aula, uma sala multiuso, salas de repouso, solário, playground, além de outros ambientes. Assim como outras creches municipais, a Proinfância conta com espaços lúdicos com o objetivo de oferecer um lugar acolhedor e preparado para o início do processo educacional da criança de forma interativa e divertida. Inicialmente, a oferta será para crianças entre 02 e 05 anos.

Homenageada

O neto da homenageada, Breno Calazans Costa Ribeiro.

A Creche recebeu o nome da Professora Elizabel Santos Costa, conhecida por Liza, de 67 anos, que faleceu no último dia 15 de dezembro, vítima de complicações renais. Para o Prefeito Dico, a administração não poderia deixar de eternizar o nome de Liza numa obra tão importante para o município. “Liza foi uma pessoa que teve uma passagem vitoriosa no município como educadora e política. Atuou em todas as frentes para melhorar a vida da população. Ela se dedicou a vida inteira ao povo de Planalto e a gente registra isso com uma satisfação muito grande”.

Professora Elizabel Santos Costa (in memorian), a homenageada pela administração que teve seu nome registrado no nome da Creche.

O neto da homenageada, Breno Calazans Costa Ribeiro, participou do evento solene que marcou a inauguração da creche, que foi possível graças a um convênio como o Ministério da Educação. Na ocasião, ele agradeceu a homenagem. “Esse reconhecimento para gente é uma alegria muito grande. Na verdade, é um reconhecimento à história dela que foi toda dedicada a Planalto e ao seu povo. É um momento de alegria cravar nesta creche o nome de uma professora, que já foi secretária de Educação, já foi vice-prefeita, primeira-dama, que dedicou toda a sua vida ao serviço público, ao plano coletivo da nossa cidade. É uma felicidade estar hoje junto com a administração com Dico e participar deste momento que com certeza é um marco em nosso município”.

Além de secretários municipais, professores, gestores, coordenadores e populares, também estiveram presentes a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Rosineide Rodrigues; a Diretora da Creche Municipal, a professora Marinelma Silva Coelho; a representante dos pais da creche, Norleia Santos Oliveira; representante do Conselho Municipal de Educação, a professora Greice de Azevedo; vereadores Joaquim Froes Rezende, Astengo Alves, Luis Claúdio Barbosa, Robelio Silva, Ailton Pier e Val.

 

Fotos: Ascom/Governo de Planalto e Luciene Costa

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar