WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Câmara debate importância da mulher

A audiência pública foi uma iniciativa do mandato da vereadora Irma Lemos (PTB).

Na noite desta quinta-feira (18), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou audiência pública para debater “O papel da mulher na sociedade”. A audiência, de autoria da vereadora Irma Lemos (PTB), teve como objetivo discutir questões relacionadas ao cotidiano feminino, como saúde, inserção no mercado de trabalho, e o papel da mulher na família.

A vereadora Irma Lemos (PTB) falou sobre a importância da mulher dentro da sociedade, e salientou que atualmente as mulheres ocupam vagas em todas as profissões do mercado de trabalho. A parlamentar também destacou que as mulheres têm a mesma competência que os homens em todas as carreiras em que atuam. “Convidei as mulheres que aqui estão para essa audiência para que as pessoas possam conhecer os espaços ocupados pelas mulheres em nosso município. Sabemos que somos maioria e não podemos abaixar a cabeça e pensar que não somos capazes de realizar as coisas, porque somos tão inteligentes quanto os homens e podemos ter as mesmas funções, acumulando ainda as responsabilidades com o lar e os filhos”.

A professora do Movimento das Donas de Casa de Vitória da Conquista/MDC, Elisa Santos de Farias, contou sua trajetória e salientou a importância do MDC como elemento transformador da realidade de donas de casa que não têm fonte de renda própria. Ainda falou que todas as mulheres devem aproveitar todas as oportunidades que surgirem durante a vida. “Quando recebi a proposta de dona Irma ela disse que as mulheres iriam fazer alguma coisa para ganhar o seu próprio dinheiro. Aí eu disse que ela tinha encontrado a pessoa certa. Ali desenvolvemos um trabalho de confeitaria, e vejo mulheres que achavam que não sabiam fazer nada aprendendo a ganhar dinheiro e conquistando espaço no mercado de trabalho. Nós mulheres somos iguais aos homens, e precisamos aprimorar nosso conhecimento de forma contínua. O conhecimento transforma vidas, é preciso querer, enfrentar e perseverar, pois a mulher é valorosa”.

A representante do Movimento Familiar Cristão, Rita de Cássia Mota Menezes, parabenizou a vereadora Irma Lemos pela realização da audiência, e destacou a atuação da mulher na sociedade atual. “Antes a mulher era apenas preparada para o casamento e para a criação dos filhos, e hoje a mulher tem um novo horizonte, para tomar suas próprias decisões. Hoje a mulher tem uma multiplicidade de tarefas, ocupa cargos que antes eram exclusivos dos homens, e enfrenta diversos desafios, como o de conciliar o lado profissional com  a missão de dentro de casa.

Atualmente trabalhar e ser profissional bem-sucedida é somar responsabilidades, pois há um acúmulo de funções, porque as mulheres continuam com todas as funções dentro do lar. A mulher tem de ser mãe, administradora, economista, psicóloga, professora e às vezes até médica. Podemos atuar em qualquer carreira, e isso é bom, mas não podemos esquecer da nossa missão de dentro de casa. Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar”.

A enfermeira e ex-vereadora Lygia Matos parabenizou a vereadora Irma Lemos pela audiência pública e falou sobre fatores que influenciam a saúde mental. A enfermeira disse ainda que algumas necessidades são fundamentais para as mulheres, tanto quanto a saúde e o sucesso, entre elas saúde física e sexual, moradia, convívio familiar e segurança. “Quando fazemos estudos sobre os casos de violência, vemos que as pessoas que comentem os crimes geralmente sofreram com ausência de familiares. O amor e o afeto são muito importantes para a formação das pessoas. Além disso tem a questão da autoestima, só assim começamos a ter sucesso. Embora a família tenha mudado a característica é preciso viver em um lar em paz, porque muitas vezes a violência se reproduz”.

A procuradora municipal de Vitória da Conquista, Juscelma Leão, destacou a importância da audiência pública com o tema “O papel da mulher na sociedade”. A procuradora também falou sobre as políticas e ações desenvolvidas pelo município voltadas para a preservação dos Direitos da Mulher. “Desde 97 foi criado o Conselho Municipal de Política Públicas para as mulheres, que discute, formula e leva propostas para o Executivo e o Legislativo, como forma de incentivar a igualdade em todas as áreas, e para que a mulher busque maior qualificação e nível educacional. Contamos com uma das redes mais completas de atendimento à mulher, sendo Vitória da Conquista destaque no estado da Bahia, e hoje as mulheres estão buscando atendimento e acompanhamento quando sofrem violência porque a punição é mais severa contra o agressor”, disse, lembrando que além da violência física existe a psicológica, e salientando que o município ainda necessita da instalação de uma vara especializada de atendimento à mulher.

A gerente do Sebrae, Norma Lúcia Oliveira da Silva, ressaltou a relevância da audiência pública para debater o papel da mulher na sociedade, e falou sobre a importância da inserção da mulher no mercado de trabalho. Norma comentou sobre o aumento dos microempreendedores e destacou que Vitória da Conquista conta com aproximadamente 11 mil microempreendedores, sendo quase metade desse número composto por mulheres. “O Sebrae tem várias ações voltadas para a inserção da mulher no mercado e para o reconhecimento do valor das mulheres, a exemplo do Prêmio Mulher Sebrae de Negócios. Eu coloco o órgão à disposição do Legislativo para promovermos ações conjuntas em uma próxima oportunidade, com seminários e palestras que mostrem para as mulheres a ocupação de vagas e importantes cargos dentro do mercado”.

O vereador Professor Cori (PT) parabenizou a audiência voltada para discussões sobre o papel da mulher dentro da sociedade e lembrou que além de profissionais, as mulheres são esposas, mães, amigas e companheiras. “Estamos no século XXI e não sei porque ainda existem tantas distorções em relação à mulher, e esse é um debate para quebrar barreiras. A mulher trabalha, cuida da casa, estuda e quando chega à noite ainda tem que estar cheirosa para o marido. Nós temos que mudar nossas posturas enquanto homens machistas, de que é só chegar em casa, tomar um banho, ligar a televisão e pedir o café na mão. Não é assim, mulher tem de ser tratada com respeito. Ainda vemos mulheres que ocupam funções e são remuneradas de forma inferior em relação a quando são ocupadas pelo homem. Foi comprovado por uma pesquisa recente que a mulher já tem maior tempo de dedicação aos estudos, e temos que inverter essa lógica. É um desafio e as mulheres terão de debater e provocar ainda mais discussões para que os homens mudem seus paradigmas”, disse, salientando que nos próximos debates sobre a importância da mulher estejam presentes  mais homens e os companheiros de cada mulher presente nas discussões.

Por Flávia Rezende / ASCOMCV

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar