WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coopmac exposicao conquistacamara vc cmvc
CâmarasGeral

Câmara realiza sessão especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra

 

Realizada nesta quinta-feira, 20, a Sessão Especial, teve o objetivo de celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, na sessão ainda foi entregue o Troféu Zumbi dos Palmares a pessoas que se destacaram na luta contra o preconceito racial e na defesa da igualdade.

Muitas personalidades e representantes da cultura negra do município e região compareceram ao evento. Durante o evento, o grupo Arte e Movimento Capoeira-Escola, fez uma apresentação de capoeira, exibindo a atividade como expressão cultural. Para representar as religiões de Matrizes Africanas, esteve presente Ana Paula Soledade, que fez um apelo de inclusão à sociedade, destacando o preconceito ques essas religiões sofrem. “Nós não somos diabos, nós propagamos uma fé milenar, o nosso berço é a África”, afirmou Soledade.

Dentre os representantes ou defensores da cultura negra que estiveram presentes, estãso: Nelson Quilombola, representante do Conselho Quilombola, Danilo Bittencourt, Coordenador de Políticas Públicas de Promoção da Cidadania e Direitos LGBT, Rudival Maturano, coordenador da Juventude da Prefeitura Municipal, Mestre Antônio Acordeom, representante do Conselho de Mestres, Ademar Cirne Filho, professor representante da Igualdade Social, Uelber Barbosa, do Conselho de Promoção da Igualdade Racial/COMPPIR, Miguel Felício, secretário de Desenvolvimento Social. Todos abondando a importância da preservação da cultura negra, e a defesa dos direitos dos negros.

consciencia

Ainda foram prestadas homenagens, onde foi entregue o Troféu Zumbi dos Palmares, com o objetivo de destacar pessoas que combatem     ao racismo e difundem a cultura negra em Vitória da Conquista. Entre elas: Dona Alzira Conceição de Jesus, natural da localidade Riacho de Teófilo, neta de Maria Clemência. Aos 103 anos, Dona Alzira tem 13 filhos, 61 netos, 130 bisnetos e 35 tetranetos; Mestre Zelito da Bahia (representado por Dendê); Mãe Fátima de Xangô (representada por Cota), Terreiro das Pedrinhas; Agnaldo Nascimento Souza, conhecido como Guina, servidor público municipal; Manoel Sarará (representado pelo mestre Amazonas); Professora Denise Ventura e Deusdete de Jesus Oliveira, conhecido como Detão.

 

Durante a Sessão Especial muitos vereadores falaram da relevância da data, como um marco para a defesa dos direitos dos negros no Brasil. Além das homenagens a Câmara conseguiu abrir um espaço de discussão e exibição da importância do Dia da Consciência Negra.

Foto: ASCOMVC

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar