WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coopmac exposicao conquistacamara vc cmvc
Esportes

“A gente vem tentando fazer esse resgate do futebol amador na cidade, e de nível, como era antigamente” diz Presidente da LCDT

 

A cidade de Vitória da Conquista, desde 1955 possui uma Liga para esportes terrestres. A Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT) possui muitas histórias desde sua fundação, hoje ela tem na presidência  Leonesio Alves, que dividi seu tempo entre a direção financeira da Granfort, distribuidora de Conquista, e uma de suas maiores paixões que é a presidência da Liga, que atua principalmente no futebol amador na cidade.

Além da atuação da Liga no futebol amador, ela também participa e dá apoio a outros esportes de Vitória da Conquista. Para falar um pouco da história, apoios e atuações na cidade, o presidente da LCDT, concedeu um entrevista ao Expressão Bahia, sobre a Liga.

 

EB: em que momento surgiu a necessidade de organizar uma Liga para organizar os times?

Leonesio Alves: O histórico da Liga é o seguinte, existiam os times amadores na cidade, que faziam torneios. Quando se observou a necessidade de organizar as equipes, surgiu a Liga, para poder organizar esses campeonatos. É bem verdade que ficou um tempo sem organizar, nos anos 70, não vejo registros de jogos ou campeonato, mas tenho conhecimento que a Liga está organizada desde 1955. A importância de se ter uma Liga formada é isso, que você pode agregar as equipes, que se despontam na cidade, dentro dessa própria Liga.

Hoje Vitória da Conquista está com mais de 300 mil habitantes, e você vê que existe clubes em diversas partes da cidade. Mas nem todos estão registrados na Liga, isso é uma questão de como a cidade cresceu. Em outros tempos, nas décadas de 50 e 60, existiam poucas equipes, e mesmo assim havia essa necessidade de criar a Liga, para poder organizar o campeonato em si.

 

EB: Como a Liga é organizada?

Leonesio Alves: Uma Liga ela é organizada através das equipes, dos clubes da cidade que são formados. Tem seus estatutos e suas constituições, então os clubes se formam, e para que haja a organização de um campeonato. A Liga Conquistense de Desportes Terrestres e filiada a Federação Baiana, e nós fazemos parte de uma federação e os clubes fazem parte de uma Liga. Então os clubes da cidade que estão registrados, são filiados, assim se dá a Liga conquistense.

 

EB: Quais os principais eventos que a Liga participa ou organiza?

Leonesio Alves: A Liga tem por princípio executar o Campeonato Municipal De Futebol Amador da cidade, mas a Liga pode sim, por ser desportes, fazer outros tipos de esportes que não seja futebol. Mas culturalmente, a Liga sempre faz o Campeonato Municipal. Hoje temos o campeonato da primeira divisão, com 12 equipes, o campeonato da segunda divisão, com 12 equipes, o campeonato municipal de escolinhas, com 12 escolinhas também. As escolinhas, tem o sub13 e sub 15, são da cidade, que se organizam para formar um campeonato de escolinhas. E também, futuramente, com o estádio Edvaldo Flores, com a reforma feita com campo sintético e refletor, a gente poderá também fazer campeonatos sub-17, campeonato máster, e outros tipos de campeonatos. Até feminino, nós temos a pretensão de fazer.

 

EB: Como é a receptividade do público em relação aos campeonatos?

Leonesio Alves: É boa, por ser amador. Nós temos aqui, dois times profissionais na cidade, passamos por um período de 10 a 15 anos, com pouco público no campeonato municipal, mas agora, já em função desse novo campo que está saindo, tem uma expectativa melhor, e até mesmo, poder agregar as equipes, então houve uma melhor receptividade. Desde 2010 já vem melhorando e até por perspectiva de motivação. E tudo vai pela motivação, que o pessoal do futebol amador faz. A gente vem tentando fazer esse resgate do futebol amador na cidade, e de nível, como era antigamente. Organizar e trazer um tipo de critério para que o público veja que está sério, dentro de um padrão aceitável. Para que não haja bagunça, nem violência, esses últimos anos está melhorando muito o futebol na cidade.

 

EB: Além do futebol quais outros esportes que aLiga agrega?

Leonesio Alves: A Liga é procurada por muitas comunidades, como as que fazem judô, vôlei, o feminino do futebol de salão. Como a Liga é uma entidade privada, sem vínculo com o governo municipal ou estadual, mas nós temos uma parceria com o governo municipal da cidade, onde fazemos o campeonato municipal. Hoje tudo tem um custo, então a gente tenta através da Secretária de Esportes, onde somos muito bem recebidos, temos uma boa parceria com o coordenador de esportes, e com o secretário de esportes. Mas, estritamente, a gente hoje atua no futebol de campo e no futebol society.

Até o pessoal de ‘baba’, o baba é um jogo não formal, procura a gente, e nós fornecemos uma bola ou outra coisa. Mas por questões financeiras, não temos recursos para abranger outros esportes. Meu sonho é que a Liga venha, através da Secretaria de Esportes, ter uma abrangência maior em outros esportes. Pois hoje o nosso foco maior é o futebol amador.

 

EB: Vocês oferecem algum apoio as escolinhas de futebol?

Leonesio Alves: Nós somos filiados a Federação Baiana e ela pede para a Liga a relação de equipes de escolinhas, a Federação repassa para a gente bolas, troféus, para essas escolinhas. Tudo é uma questão de parceria, e a Federação oferece esses materiais. Mas depende de um registro, é preciso que haja uma seriedade na formação e regularização dessas escolinhas, para seja repassadas bolas, redes, coletes e outros suportes, para fomentar o futebol o esporte no interior da Bahia.

Por: Saádia Prates

Foto: Rodrigo Ferraz

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar