WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coopmac exposicao conquistacamara vc cmvc
Geral

Perspectivas para o futuro da cafeicultura brasileira foi tema do 13º Encontro Nacional do Café

Entre os dias 26 e 28 de maio, foi realizado o 13º Encontro Nacional do Café. O evento, realizado na Fazenda Vidigal, em Barra do Choça, reuniu produtores rurais, pesquisadores, técnicos e estudantes de diversas partes do País e do exterior e teve como tema central Perspectivas para o Futuro da cafeicultura Brasileira. “Através da realização deste encontro nós temos ensinado às pessoas a valorizar o campo, saber desde da plantação do café até a comercialização do mesmo”, disse Valéria Vidigal, organizadora do evento.

A programação, bastante rica e diversificada, contou com diversas atividades como palestras, minicursos, exposição, estandes, dinâmicas de campo e mostra de arte. No dia 26, o espaço Cofee Kids trouxe programação especial para a criançada com oficina de cupcake café com leite, exposição de biscoitos artesanais, parque infantil e mostra de arte. Entre as palestras, destacaram-se Desafios e oportunidades em um cenário de incertezas, ministrada pelo Specially Cofee Trader e Gerente de Sustentabilidade da ED&F Man Volcafé Brasil Ltda, Marcelo Pedroza e a Inovações Tecnológicas no Manejo Sustentável de Nematóides  para a Cultura do café, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Robson Luz Costa. Entre os minicursos, Noções Básicas de Classificação e Degustação do Café, ministrado por José Carlos Novaes e Aplicação do Manejo de Irrigação em cultivo Cafeeiro com Auxílio de Estação Meteorológica e Sensor de Solo, ministrado pelos Engenheiros Agrônomos Vinicius Mendes Rodrigues de Oliveira e Lucas Ávila Souza.

A Uesb participou da programação através de palestras ministradas por profissionais da Instituição, e apresentações de trabalhos científicos. A professora Silvana Naomi Matsumoto, do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia (DFZ), coordenadora da comissão científica, acredita que “a Universidade tem como característica a reciprocidade de ações com o seu entorno, sendo assim, a cafeicultura tem um papel social e econômico”. m 2018, a Uesb firmou um convênio com a Fazenda Vidigal, no sentido de possibilitar aos discentes da Instituição um amplo campo de pesquisa.

“E para o 14º Encontro Nacional do Café, algumas parcerias já foram pensadas para fortalecer e agregar o já consagrado evento”, anunciou Valéria Vidigal.

*com informações da Ascom/UESB

Veja mais fotos:

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar