WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Vitória da Conquista: Moradores de povoado precisam atravessar dois rios por acessos improvisados

Além dessa situação, o povoado não tem posto de saúde e a única escola tem apenas uma sala de aula que está em condições precárias. São trinta e cinco quilômetros para chegar até o povoado do Limoeiro. O acesso é pela BA-263, logo depois da Serra do Marçal. A primeira barreira que os moradores encontram para chegar ao povoado é passar pelo rio Periquito. Para atravessar, foi improvisada uma passagem. Porém, os moradores relatam que quando chove a água toma todo o espaço e não tem como passar pelo local.

“Além dos rios, é longe o ponto também. É muito difícil. Eu já quase fui ‘carregada’ [pelo rio] quando estudava. Eu desisti dos estudos por causa dos rios”, relata a lavradora Jocineide Silva, que se equilibra com a filha de dez meses no colo para atravessar a “ponte” improvisada.

Em outro ponto do povoado passa o outro rio, o Verruga. Para atravessar é preciso passar pela água. Em dias de chuva, o rio sobe e a única alternativa para os moradores é passar por um acesso improvisado com cabos de aço.

Além de balançar, segundo os moradores, em alguns pontos do acesso não há onde apoiar os pés com segurança e é preciso andar sobre o fio. “É muito complicado passar aí. Se a pessoa não tiver coragem, não passa não”, disse o vaqueiro Claudinei.

São cerca de trinta famílias que vivem no povoado do Limoeiro. As casas ficam nos morros. São muitos os problemas enfrentados pela comunidade. O posto de saúde mais próximo fica no povoado do Capinal, há cerca de 20 quilômetros do Limoeiro, segundo os moradores.

Escola de povoado tem apenas uma sala de aula (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Na escola do povoado, mato alto e vidros quebrados. No local tem apenas uma sala de aula, com apenas cinco cadeiras e não há água e nem energia elétrica. “Uns [alunos] estão no segundo ano, outros na terceira série, todos na mesma sala. Sem energia, sem água”, disse a lavradora Silvana dos Anjos.

Em nota, a prefeitura de Vitória da Conquista informou que está prevista, para este mês, a manutenção no acesso ao povoado de Limoeiro.

Com relação ao posto de saúde, a prefeitura disse que o atendimento à comunidade é feito na unidade de saúde da família do povoado de Capinal, cumprindo o que diz a política nacional de atenção básica. A prefeitura informou também que a escola foi reformada recentemente, mas que a secretaria de Educação do município vai enviar uma equipe nesta terça-feira (8), para avaliar a situação e tomar as providências necessárias.

Fonte: G1 Bahia

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar