WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Carnaval de Salvador tem redução de 16,7% em tentativas de homicídio

O balanço do governo do estado sobre o carnaval de Salvador foi apresentado na manhã desta quarta-feira (10), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Largo dos Aflitos. Na área de segurança, foram registrados dois homicídios nos circuitos da folia e a redução de 16,7% nas tentativas de homicídio, 6,9% das lesões corporais e 3,5% dos roubos com relação ao carnaval do ano passado. Os dados são relativos ao período das 19h de quinta-feira (4) às 7h desta quarta (10).

A entrevista coletiva reuniu secretários e gestores dos principais órgãos envolvidos como o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, e os secretários Geraldo Reis (Justiça Social), Álvaro Gomes (Setre), Vera Lúcia Barbosa (Sepromi) e Jorge Portugal (Secult), além de representantes de outras secretarias e órgãos de governo.

Foram 26 mil policiais e a utilização de 48 portais de abordagem, com um investimento de mais de R$ 42 milhões. De acordo com o secretário de Segurança, Maurício Barbosa, os portais contribuíram para a sensação de segurança dos foliões.

“Foi um carnaval muito positivo para a área de segurança. Nós tivemos um maior investimento. Foram R$ 42 milhões. A inovação nesse carnaval ficou também pelos portais de abordagem. Isso aumentou muito a sensação de segurança e diminuiu expressivamente disparos de armas de fogo e lesões provocadas por disparos de armas de fogo”, afirmou o secretário.

De acordo com o governo, cerca de 20 mil pessoas foram abordadas por hora nos portais de abordagem. A PM apreendeu duas armas de fogo, 64 armas brancas (ocorrências que configuram intenção de cometimento de crime) e 354 objetos recolhidos com potencial de arma branca. Também foram conduzidas 42 pessoas às delegacias, sendo 13 presas em flagrante. Os policiais apreenderam ainda cinco adolescentes e registraram 24 crimes de menor potencial ofensivo, além de 55 ocorrências com drogas.

Homicídios
Os homicídios ficaram sem variação, sendo dois registros em 2016 e a mesma quantidade no ano passado. No Carnaval encerrado na manhã desta quarta-feira foram computados dois casos envolvendo catadores de lata. As duas vítimas tinham passagens pela polícia e, em menos de 24 horas, a polícia identificou e prendeu os autores. O número de furtos teve aumento de 9%.

Ronda Maria da Penha
Pela primeira vez no Carnaval de Salvador em parceria com a Secretaria de Política para as Mulheres do Estado (SPM), o governo do estado contou com a Operação Ronda Maria da Penha, com atenção especial às ocorrências de violência contra a mulher. Ao todo, foram 39 ocorrências e duas pessoas presas em flagrante que foram conduzidas para a delegacia. Neste período, a Ronda realizou ainda 98 visitas e 93 palestras.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar