WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coopmac exposicao conquistacamara vc cmvc
Interesse Público

Prefeito de Planalto faz balanço de 2015 e fala de dificuldades sofridas em sua gestão

O prefeito do município de Planalto, Cloves Andrade (PT), esteve conversando com a reportagem do site Expressão Bahia para falar sobre os três anos de mandato à frente do município e das dificuldades encontradas durante este período.

Como você analisa esse período no qual está à frente da prefeitura municipal de Planalto?

Uma análise infelizmente de dificuldades, no que diz respeito à condução dos serviços públicos de nosso município, isso também somado a crise financeira e política que nosso país está vivendo. Apesar dessa situação, tivemos o cuidado de conduzir a administração municipal da melhor maneira possível, mesmo em um ano dificílimo. Pois, se analisarmos com cuidado sofremos um momento onde a economia nacional passou por uma forte recessão, o que prejudicou demais o mercado tanto para o setor público quanto privado. Acarretando em diminuição de empregos. Esperamos que este ano de 2016 possa trazer novas perspectivas, para que assim possamos ter melhoras.

Durante esses três anos quais os avanços e problemas encontrados pela administração municipal?

Nós tivemos muitos problemas no início da gestão, pois, pegamos uma administração com uma máquina totalmente danificada, isso em diversos setores como saúde e educação. Não tínhamos equipamentos bons principalmente na zona rural, máquinas deterioradas, veículos com motor batido, foi difícil começar a partir desse panorama existente e, para dificultar ainda mais havia alguns processos decorrentes de ações trabalhistas. Só na minha gestão foram pagas pela prefeitura mais de R$ 2 milhões em ações trabalhistas. Ficamos com a folha de educação sem pagamento em 2013 e tivemos que regularizar também. Então, mesmo com as dificuldades encontradas durante esses três anos em nossa cidade são notórios os avanços que conseguimos obter. A exemplo da expansão do atendimento na sede e zona rural, ampliação das equipes na zona da família, onde tínhamos seis e hoje estamos chegando a nove equipes da família. Até este mês estará em funcionamento uma Unidade de Saúde da Família, na comunidade do Parafuso e outro no bairro Urbis, levando um grande avanço e ofertando mais serviços médicos para a população. Conseguimos mais regulações para os hospitais de Vitória da Conquista e Salvador, além da garantia de transporte para esses pacientes que fazem exames em Vitória da Conquista sendo transportados de micro-ônibus. Foram adquiridas também duas ambulâncias para o atendimento aos pacientes, o que somou diversas melhorias principalmente na atenção básica do município. Outros benefícios puderam ser visto na educação, com a reforma de escolas na zona rural e a construção de outros quatro núcleos na localidade. Na parte de infraestrutura foram realizadas obras para o abastecimento de água na zona rural e distritos, como Lucaia. Além de melhorias em estradas através do cascalhamento destas vias beneficiando inúmeras ruas do município. Foi aprovado também o Plano Municipal de Saneamento Básico que norteia a administração municipal para os próximos 20 anos. Na área de segurança, além de mantermos uma relação muito boa com a Polícia Militar (PM), aprovamos a lei com a guarda municipal. Treinamos nossos guardas e temos um comando. Apesar de todos os problemas onde trabalhamos conseguimos avançar de forma significativa sempre buscando o melhor atendimento à população.

Você será candidato à reeleição?

É um momento de perspectivas boas em 2016, um ano de eleição e tenho certeza que como estamos em janeiro temos até o mês de junho para estarmos discutindo partidos e candidatos. Não está na pauta ainda a eleição, o que está em discussão no momento é trabalhar mais pelo nosso município para que a população no momento certo da disputa política possa estar analisando e ver com quem ela acha que deve seguir.

E a relação com a oposição?

A relação é típica e normal de situação e oposição. O grupo de oposição já esteve à frente da prefeitura e comandou por vários mandatos, tendo os seus problemas internos que não cabe a mim pontuar e analisar. Esperamos uma disputa saudável e respeitosa em 2016, pois, o que a população quer é escolher bem seu candidato e esperar pelo bom serviço de seu representante. Por isso estamos nos esforçando pra que a população sinta o benefício chegando a seu bairro ou comunidade. Todos os dias reúno com os meus secretários e colaboradores para que possamos avançar cada vez mais e aproveitar o máximo deste mandato que temos em mão. Claro, no momento que afunilar a conversão estaremos nos colocando à disposição do município para estar fazendo o comparativo e a população vai comparar os trabalhos da situação e oposição. Tenho certeza que teremos uma boa disputa.

E o momento atravessado pelo partido no âmbito nacional pode acarretar nos planos das eleições municipais? Como você analisa essa situação?

O momento no cenário atual é preocupante do ponto de vista dos partidos políticos no Congresso Nacional, pois, está aí mostrando o que tem acontecido do ponto de vista dos maus partidos políticos. Infelizmente existem maus políticos no meio dos bons e que têm sido descobertos graças ao bom trabalho do Ministério Público, Polícia Federal e os órgãos de fiscalização atuantes. Diferentemente do passado em que se tinham atos de corrupção, mas não eram investigados, pois o sistema impedia que os órgãos de controle de fiscalização avançassem nas investigações. Hoje se sabe onde está o erro e apura-se, sabemos que não é a primeira vez que existe corrupção no país. Nosso partido foi quem mais votou no congresso para o fortalecimento da fiscalização a corrupção e quem tiver errado vai pagar pelos seus erros. É um momento de dificuldade do ponto de vista político, nosso partido é quem está no governo. E quem acaba sendo o alvo? O PT. A grande mídia acaba imputando culpa não aos indivíduos responsáveis, mas sim a todo partido. A população tem o bom senso e sabe quem está envolvido com coisas erradas ou não. Apesar dos problemas tidos, o partido tem um grande serviço prestado à nação brasileira, o enriquecimento das camadas mais pobres e a melhoria de renda. Não podemos jogar tudo isso para trás, temos que olhar o que está acontecendo e vermos o que de bom foi feito. É um momento de discussão e estamos preparados para enfrentar o debate político. Para que nesse ano de 2016 possamos entender quem é errado e quem pode estar errado na vida pública para o próximo mandato.

Em 2016, o que pode se esperar da sua administração?

Pode ter certeza que estaremos trabalhando para atender como sempre a população de Planalto. Tenho me reunido rotineiramente e pedido compromisso e dedicação para estar atendendo a nossa população nos vários projetos em andamento. Tais como, obras de creches, unidades de saúde e pavimentação. Outros projetos serão iniciados em 2016 para que avancemos nessa linha da melhor maneira possível. É um momento de dificuldade, mas estamos trabalhando firme para fazer o melhor.

Foto luciene costa.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar