WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Fabrício destaca importância da mulher na construção da democracia

“Lugar de mulher também é na política”, é o que defende o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Vitória da Conquista, Fabrício Falcão (PCdoB), para quem a presença da mulher nas discussões sobre os problemas da sociedade é fundamental para a construção de uma democracia mais forte. E neste Dia Internacional da Mulher, ele lembra que, apesar dos avanços, a representação feminina nas esferas de poder ainda é baixa. “As reivindicações da luta feminista e dos movimentos das mulheres passam pela esfera política. É um grande desafio que precisa ser encarado por todos nós. Em Conquista mesmo, só temos duas mulheres na Câmara num universo de 21 vereadores. Esse quadro precisa melhorar”, afirmou Fabrício.

Ele avalia que é necessário fortalecer os movimentos e instituições que militam pelos direitos da mulher. Como apoiador da União de Mulheres, entidade conquistense que atua em prol das mulheres desde 1983, Fabrício destaca a programação do Dia Internacional da Mulher promovida pela entidade, que começa nesta terça-feira, 8, e vai até o dia 19. Da programação constam: roda de conversa, oficinas, cursos e exibição de filme. Todas as ações serão realizadas na sede da União, no bairro Ibirapuera. “Vamos prestigiar esse momento e enriquecer o debate. Conquista precisa avançar nas políticas públicas para as mulheres, no enfrentamento à violência e na garantia de direitos”, defendeu.

Em 2005, quando ainda era vereador, Fabrício foi o autor de um projeto que criou o Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares, que homenageia mulheres que se destacam na defesa dos direitos femininos. “Loreta foi uma militante, presa e torturada por ter lutado contra a Ditadura Militar. Mesmo depois de libertada, continuou a luta pela democracia”, explicou. Na quarta-feira, 9, a Câmara realizará uma sessão solene em mais uma edição do Diploma Mulher Cidadã.

Em seu segundo mandato, o deputado afirmou que o empoderamento feminino é outra arma poderosa que precisa ser estimulada. Ele é autor de um projeto na Assembleia Legislativa que propõe conceder o Título de Cidadã Baiana à empresária Heloisa Helena de Assis. Conhecida como Zica Assis, ela foi babá, doméstica e faxineira antes de iniciar um curso de cabelereira, desenvolver um produto específico para cabelos crespos e criar um instituto de beleza que está espalhado pelo Brasil. “Zica é uma referência de mulher empreendedora e que ainda ajuda as mulheres a assumirem suas próprias raízes”, falou.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar