WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesInteresse Público

Guajeru: Projeto ‘Vigilantes do Peso’ aplicado no município será apresentado em evento na capital paraense

Iniciado em março de 2013 pelo Governo de Guajeru, o projeto “Vigilantes do Peso e Controle do Hiperdia” foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e que tem como objetivo fazer o acompanhamento periódico e sistemático dos pacientes do município que sejam diabéticos, hipertensos e que estejam em condição de sobrepeso.

Desde então vários encontros foram realizados e mobilizaram profissionais das Unidades de Saúde da Família, juntamente com a equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, onde são realizadas ações de promoção da saúde por meio de orientação e avaliação nutricional, teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e acompanhamento fisioterápico.

“O Vigilantes do Peso e Controle do Hiperdia é um projeto que tem proporcionado excelentes resultados na Atenção Básica do município. Após a sua execução nós conseguimos sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e controle do Sobrepeso, Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, bem como reduzir o número de internações hospitalares por doenças cardiovasculares, além de contribuir para a melhora no grau de ansiedade e a autoestima dos pacientes.” Destaca a Secretária Municipal de Saúde, Érica Leal.

Entre os dias 25 e 27 de julho Érica compartilhará esta experiência na 15ª Edição da Mostra Brasil Aqui Tem SUS que acontece em Belém, capital da Pará, e tem como objetivos: propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS; estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando a garantia do direito à saúde; dar visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão local, segundo a realidade dos territórios; e promover um espaço para a troca de experiências e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde.

O evento reúne cerca de 4.000 participantes, entre eles, gestores e técnicos, trabalhadores e usuários dos serviços públicos de saúde de todo o Brasil, para debater e trocar experiências, com o objetivo principal de aprofundar questões sobre a política de saúde visando ao aperfeiçoamento do SUS. (Ascom Guajeru) 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar