WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coopmac exposicao conquistacamara vc cmvc
Interesse Público

Conquista: Fiscalização ambiental preserva Parque da Serra do Periperi

Por Site PMVC

A Gerência de Fiscalização Ambiental de Vitória da Conquista trabalha para impedir a ocupação desordenada, o desmatamento e a degradação ambiental em algumas áreas do município, como o Parque da Serra do Periperi. Criado em 1999, o espaço possui uma área de aproximadamente 1.300 hectares e 15 km de extensão de mata de cipó – uma transição entre a mata atlântica e a caatinga.

O parque preserva várias nascentes, cujas águas abastecem alguns pontos da cidade e são usadas pela população, entre eles o chafariz do bairro Nossa Senhora Aparecida e as lavanderias dos bairros Guarani e Panorama. Ele abriga ainda uma diversidade de espécies animais e vegetais, a exemplo do Melocactus conoideus ou “cabeça-de-frade”, o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) e o Herbário Municipal.

Sobre a fiscalização da área, o gestor do Parque da Serra do Periperi, Edgar Borges, lembrou que até 1999, a maioria das notificações era feita em decorrência da retirada de materiais do local, entre eles árvores e minerais, além da caça de animais. “Hoje, as notificações são frutos de ocupações irregulares”, informou.

O gestor destacou também que, além de serem notificados, os infratores podem ser multados e a Prefeitura Municipal, em parceria com outros órgãos públicos, para cumprimento das leis de preservação das áreas de interesse público, pode entrar com ações de retirada dessas pessoas.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Teles, explicou que o cuidado com essa Unidade de Conservação é muito importante para toda a cidade. “Ter, no município, espaços verdes, como o Parque da Serra do Periperi e a Reserva Florestal do Poço Escuro, oficialmente instituídos e legalmente protegidos, dá ao Governo Municipal condições de buscar desenvolver ações e projetos que objetivem o equilíbrio do bem ambiental e a garantia de manutenção dos mesmos”, disse.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar