WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

IDSB realiza treinamento para Qualifica Bahia

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano realizou  treinamento do pessoal de apoio e dos instrutores que vão atuar no Qualifica Bahia. Neste ano, a organização social vai levar o programa a Anagé, Encruzilhada, Itambé, Itapetinga, Poções, Caetanos, Tremedal, Tanque Novo e Licínio de Almeida.

O Qualifica Bahia é uma ação do Governo do Estado da Bahia, realizada através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza – FUNCEP e do Tesouro do Estado, com o objetivo de promover a qualificação social e profissional de trabalhadores e trabalhadoras na Bahia e preparar estas pessoas para serem inseridas no mundo do trabalho.

Nesta edição, o IDSB vai ofertar os cursos de iniciação à Cabeleireiro, Corte e Costura, Marceneiro, Apicultor, Culinária e Beneficiamento de Mandioca. A oferta dos cursos varia de uma cidade pra outra, mas todos vão ter carga horária de 200 horas. Ou seja, as qualificações vão ter duração de cerca de 2 meses, com início agora, no dia 02 de Setembro. No fim, os alunos habilitados, irão receber certificado.

Desde 2007, o IDSB executa o Qualifica Bahia em cidades da região. Segundo o presidente do instituto, Eduardo Moraes, mais de 5 mil pessoas já passaram por essas qualificações pelo IDSB. Ele acredita que muitas delas estão inseridas no mercado e evoluíram profissionalmente e do ponto de vista social.

Jaqueline Oliveira, por exemplo, fez o curso de Téc. de Vendas 4 anos atrás, e hoje, se prepara para ser instrutora: “É gratificante lembrar os conhecimentos que aprendi lá atrás e dar essas informações agora! (…) É muito bom! Estou tendo a oportunidade de ajudar outras pessoas”.

Alaine Magalhães também vai ser instrutora e está ansiosa para o início das aulas. Ela é engenheira agronômica recém-formada e ainda não teve contato com o mercado de trabalho: “Vai ser a primeira experiência e eu tô muito feliz por isso! Espero contribuir bastante no curso! Acredito que vou conseguir passar as informações e as pessoas vão conseguir compreender, exercitar depois… E também vou aprender com elas! Todo mundo vai contribuir um pouco e no final vai dar tudo certo! Vamos conseguir o objetivo do curso, que é as pessoas saírem de lá com uma qualificação, um início pra buscar mais e quem sabe no futuro montar um negócio”.

A proposta do Qualifica Bahia vai além mesmo! A ideia é proporcionar, por meio do programa, a formação intelectual, técnica e cultural do trabalhador; a elevação da escolaridade; a inclusão social; a obtenção de emprego decente; estimular o empreendedorismo individual ou coletivo; e também a elevação da competitividade e da renda.

“O Idsb se sente honrado e comprometido em estar mais uma vez presente em 9 cidades, realizando esses cursos, preparando esses trabalhadores socialmente e profissionalmente. (…) Continuaremos nessa pegada, cobrando a participação, o envolvimento, a dedicação de todos os professores envolvidos para que esses recursos públicos retornem para a sociedade, de forma que contribua para a mudança efetiva e a evolução dos trabalhadores e familiares”.

Por Eduardo Moraes, presidente do IDSB.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar