WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesInteresse Público

Caraíbas: Em Sessão Ordinária, vereadores debatem sobre avanços e possíveis melhorias no município

No dia 10 de agosto de 2017, segunda quinta-feira deste mês, foi realizada a quingentésima sexagésima oitava (568ª) Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, no município de Caraíbas, sudoeste baiano.

Dentre os presentes, Vilson Portugal da Silva (PP), presidente da Câmara; Flávio Santos Meira (PT), vice-presidente da Câmara; Gilberto Dias (PV), 1º secretário; Gilvan Cordeiro de Sousa (PR), 2º secretário; Ilvande Amorim de Sousa (PSD), vereador; Januário Abade de Oliveira (PV), vereador; Juraci Costa da Silva (PDT), vereador; e Silvana Silveira Sousa (PSD), vereadora.

O único ausente a sessão foi o vereador Clovis Meira dos Santos, do PSD, por motivos de saúde. A sessão também foi dedicada as homenagens ao Dia dos Pais.

Dando início aos trabalhos da Câmara de Vereadores de Caraíbas, Vilson Portugal, presidente da Câmara, fez a leitura de iniciação dos trabalhos com uma mensagem e também lembrou de homenagear seu pai durante a sessão solene. O líder da Câmara deu início as atividades do dia e passou a palavra para o colega Gilberto Dias, que deu prosseguimento a Sessão Ordinária.

gilberto dias
Foto: vereador Gilberto Dias (Câmara de Caraíbas)

O vereador Gilberto Dias, também conhecido como Gil de João Angelo, agradeceu a presença dos professores e do sindicato da categoria presentes à sessão. De acordo com o vereador, os moradores do povoado da Jiboia não têm à disposição um carro para o transporte das pessoas da localidade. Além disso, Gil se disse preocupado, pois, alguns moradores disseram estar se deslocado das comunidades de Tábua dos Alves e Jiboia, vindo até a sede e, mesmo assim, não estão encontrando os remédios de que precisam. Em casos extremos, alguns munícipes estão se deslocando até o município de Anagé em busca de medicamentos.

“Essas coisas ficamos tristes. O carro da Tábua também não tinha gasolina para fazer o transporte. Temos também a falta de água em alguns lugarejos”, disse Gilberto Dias.

Gilvan
Foto: Gilvan Cordeiro (Câmara de Caraíbas)

Logo em seguida, o vereador Gilvan Cordeiro, mais conhecido como Gil do Capim, disse entender os reclames de seu colega Gilberto, mas, pediu também respeito com os outros vereadores da casa, mesmo sendo do grupo do prefeito. De acordo com Gilvan, todos os membros da Casa têm buscado o melhor para cidade independente de questões partidárias.

“O prefeito tem feito o trabalho, sim. Inclusive na Jiboia, onde foram recebidas algumas praças. Obra que por sinal ficou muito bonita. Como vamos falar que o prefeito não está trabalhando? Claro que está! São apenas oito meses de gestão e vamos continuar avançando. Quanto aos medicamentos, não é possível que todos os remédios estejam em falta. Tem remédios que estão disponíveis e outros que podem não ter no momento. Por exemplo, a respeito da merenda escolar, um ponto positivo, os alunos estão se alimentando bem. Então, temos que cobrar, mas também termos paciência e trabalharmos juntos, analisou Gilvan.

Juraci
Foto: Juraci Costa (Câmara de Caraíbas)

Um pouco descontente com a atual gestão, o vereador Juraci Costa, conhecido como Jura de Vila Mariana diz ver com preocupação à situação do município. Ainda de acordo com Juraci, são problemas que se estendem desde o transporte, saúde e que vão se espalhando por várias instâncias.

Januário
Januário Abade (Câmara de Caraíbas)

Já para Januário, também conhecido como Januário – O Vaqueiro, um dos pontos importantes a ser resolvido diz relação as balsas, segundo ele, irregulares e em situação precária.

“Já falamos sobre a situação da balsa. Ela está irregular e estou vendo a hora de termos um problema mais grave. Inclusive, falei para serem feitos reparos na balsa e também no atracadouro”, frisou Januário.

Ilvande
Foto: Ilvande Amorim (Câmara de Caraíbas)

O vereador Ilvande Amorim, mais conhecido como Vande de Juraci, se mostrou preocupado com o baixo indicador do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). De acordo com Vande, é preciso avançar e todos devem lutar juntos contra isso. Outra questão levantada por ele, foi na verdade um pedido para a comunidade, de que se esforce para contribuir economizando água.

“Temos que cobrar e exigir, mas temos que ter cautela. Então, é cobrar, mas não podemos querer que se faça em sete meses o que não foi feito em quatro anos”, ponderou Ilvande.

Silvana
Foto: Silvana Silveira

Para a vereadora Silvana, o fato do prefeito Jones Coelho estar em Brasília, mostra o comprometimento do gestor municipal na busca de emendas importantes para o município.

“Sei que a vontade do prefeito é de trabalhar. Em sete meses não dá para fazer tudo que queremos. Estamos enfrentando uma crise hídrica também em nosso município. A demanda deve ser atendida, mas, pedimos também o apoio e atenção da comunidade para que ajude ao município.

Quanto aos veículos, a vereadora reforçou que muitos deles foram recebidos sucateados na transição da antiga para a nova gestão. E mesmo assim, segundo Silvana, muitos deles ainda conseguiram ser utilizados dentro do possível.

“Em breve serão recebidas duas novas ambulâncias e novos carros através do leilão. Inclusive um caminhãozinho para dar suporte às secretarias. Na gestão passada tivemos um leilão em que nada foi comprado e não foi executada obra nenhuma no município. Nosso gestor atual quer fazer obras para contribuir gerando novos empregos e comprar novos veículos. Porém, apenas em sete meses não tem como fazer tudo isso”, analisou Silvana.

Caraíbas
Vereador Vilson Portugal

Finalizando as falas iniciais, o vereador Vilson Portugal,presidente, agradeceu a presença da secretária de Educação Sonilda de Cassia de Matos e demais representantes que compuseram aos espectadores presentes.

De acordo com o vereador, colégios da Tábua dos Alves e postos de saúde dos povoados da Jiboia e Lagoa da Mariana receberam visita.

“Sabemos que temos problemas, mas pelo que observamos são problemas mínimos, detalhes que podem ser resolvidos facilmente. As crianças estão se alimentando bem e com a merenda escolar em dia. Ficamos felizes por conta de nossas crianças estarem bem alimentadas. Uma criança bem alimentada tem tudo para fazer um bom estudo”, declarou Vilson Portugal.

O também vice-presidente da Casa Legislativa, salientou a importância de muitos dos produtos utilizados nas merendas serem originários das produções das próprias famílias locais. Desta forma, ajudando tanto o agricultor quanto às famílias da localidade.

Já nos postos de saúde algumas deficiências foram detectadas, mas, não são muitas coisas a serem feitas, de acordo com Vilson.

“São questões de fácil resolução e já estão sendo resolvidas. Em todos os postos temos equipes montadas e trabalhando. A secretária de Saúde falou que tem remédios à disposição, o único medicamente que estava em falta era o Captopril, para controle da pressão arterial. Inclusive temos medicamentos até caros que foram adquiridos para nossa população e estão disponíveis no posto. Gostaria também de parabenizar a Drª. Graziela, da Tábua dos Alves, pelo belo trabalho. Ela está fazendo visitas domiciliares em áreas que não estavam sendo atendidas”, frisou Vilson.

Ainda segundo o vereador, alguns pontos precisam avançar, a exemplo, do piso salarial dos agentes de saúde, que também precisa ser visto, assim como foi votado o piso salarial dos professores. Além disso, o cadastramento e certificação, até o final do mês, dos agricultores na ADAB.

Quanto ao caso dos ‘pipeiros’, o vereador Vilson explicou o que vem acontecendo.

“Eram cerca de 15 caminhões no município. O prefeito em conversa comigo disse que não estava tendo condições de pagar aos ‘pipeiros’. Além disso, teve que limitar os preços, já que estava rodando a um valor bastante alto. E aí, muitos motoristas não concordaram e acharam que não dava pra rodar pelos novos preços estabelecidos, finalizou Vilson .

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar