Expressão BahiaInteresse Público
Conquista: Prefeitura aumenta abastecimento de água e beneficia mais de 3 mil famílias na Zona Rural


O secretário Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), Breno Farias, explica que mesmo com poucos recursos, a ação se tornou necessária, pois a Operação-Pipa, promovida pelo Exército Brasileiro, vem diminuindo a quantidade de caminhões-pipas em Vitória da Conquista. “O município já chegou a ter aproximadamente 40 carros do Exército. Ele foi diminuindo a quantidade de carros que nos atendia e, hoje, contamos com 10 carros”, disse Breno Farias.
Para garantir a chegada da água nas residências rurais, a Prefeitura começou a ampliar o número de carros-pipas e, atualmente, conta com 16 veículos, atendendo a população onde não há abastecimento por parte da Embasa. Mais da metade da área de Vitória da Conquista está no semiárido.

Além do abastecimento por carro-pipa, o município conta com mais de 160 sistemas simplificados. Os distritos de Inhobim, Cercadinho e Cabeceira do Jiboia, por exemplo, são assistidos com esse sistema. “A SMDR retira a água dos poços artesianos, coloca em caixas de 20 mil litros, faz a filtragem e, por último, o tratamento com cloração, para entregar água potável”, explicou. Nos últimos meses, foram implantados 16 chafarizes.
Esse tratamento, inclusive, é verificado uma vez por mês por um laboratório contratado a fim de garantir a qualidade da água para o usuário. Além da análise laboratorial mensal, a Prefeitura é responsável pela energia dos poços artesianos, a filtragem e a cloração.
Atualmente, 80% dos pedidos que chegam à secretaria são atendidos. Para fazer a solicitação, o interessado pode se dirigir à Rua Catão Ferraz S/N, Centro, ou ligue para (77) 3420-7034 e (77) 3420-7032.


















