WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesInteresse Público

Guajeru: Município faz entrega de 42 casas populares e recebe investimentos para agricultura familiar

Na última segunda-feira (11), no município de Guajeru, sudoeste baiano, foram entregues as 42 chaves das casas construídas pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). A iniciativa é uma ação do Governo Federal, por meio da entidade financeira Banco do Brasil e pela entidade responsável pela construção Rede Gavião, em parceria com o Governo Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

O investimento foi da ordem de aproximadamente R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais). As obras foram executadas pela Rede Gavião, na modalidade de mutirão assistido, onde os beneficiários puderam trabalhar na construção da sua unidade. O valor total que cada beneficiário pagará pelo imóvel é de R$ 1.140,00 (mil cento e quarenta reais) que foram divididos em quatro anos.

G22
Foto: Luciene Costa / Expressão Bahia

 No que consiste o PNHR?

O PNHR foi criado com a finalidade de possibilitar ao agricultor, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo. Tem por objetivo reduzir o déficit habitacional rural e trazer mais qualidade de vida, moradia e dignidade aos cidadãos brasileiros de menor poder aquisitivo. Foi instituído pela Lei Federal nº 11.977, do dia 07 de julho de 2009, e regulamentado pela Portaria nº 326 de 31 de agosto de 2009.

g20
Foto: Luciene Costa / Expressão Bahia

Solenidade de entrega das casas 

Estiveram presentes na solenidade, Gilmar Rocha Cangussu, prefeito de Guajeru, mais conhecido como Gil Rocha; Marta Lima, primeira dama; Jilvan Teixeira (Galego), vice-prefeito; e a senhora Ronilda Oliveira.

Além dos dois principais representantes municipais, fizeram-se presentes o deputado estadual Zé Raimundo, também representando seu colega parlamentar, o deputado federal Waldenor Pereira. O deputado e secretário de Agricultura da Bahia Vitor Bonfim, a presidente da Câmara de Vereadores de Guajeru Eliene Rocha Rodrigues Viana, o vice-presidente da Câmara José Carlos Rodrigues. Bem como os vereadores: Luslene Maciel, Nilson Mesquita, Ney Costa e Manoel de Noca.

O representante da Rede Gavião Gilberto Carlos Neri, a coordenadora estadual dos Territórios da Bahia Regina Dantas, o gerente da agência do Banco do Brasil de Condeúba Edigar Severiano de Almeida e o representante do Banco do Brasil Danilo Gardel foram mais alguns dos convidados.

Fechando a lista, os secretários municipais Ivanilde Aparecida Rocha Meira (Assistência e Desenvolvimento Social), Silvia Soares de Lima Meira (Administração), Sebastião Lima (Relações Institucionais), Bruno Souza Brito (Finanças), Enídio Xavier Duarte (Infraestrutura), Izaias Rodrigues de Oliveira (Agricultura e Meio Ambiente), Maria Eliete Castro Neri (Cultura, Esporte e Lazer), Érica Leal Cangussu (Saúde), Terezinha Souza Santos (Educação), João Soares Rodrigues (Transporte), Fátima Viana de Souza (Controladora Interna Municipal).

Ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos, ex-vereadores e prefeitos de cidades vizinhas também prestigiaram a entrega dos investimentos para o município.

G4
Foto: Luciene Costa / Expressão Bahia

Antes do ato de entrega, os alunos do ‘Projeto Tocar Guajeru’ recepcionaram todos os presentes à solenidade, sob a orientação dos professores Dean Carlos e Ramon Brito.

Dando início às entregas de investimentos, o secretário de Agricultura da Bahia, deputado Vitor Bonfim, fez a doação de um automóvel para o fortalecimento da agricultura familiar no município. O prefeito Gil Rocha, seu vice Jilvan Teixeira e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Municipal assinaram o termo de doação / cessão do automóvel.

Logo em seguida, foram entregues ao município 18.000 metros de tubos e caixas d´água para abastecimento da população.  O importante investimento foi passado das mãos de Zé Raimundo ao prefeito Gil Rocha, seu vice Galego e os vereadores presentes, conforme demanda apresentada pelos edis.

G28

Homenagem ao prefeito

O prefeito Gil Rocha,  do PDT, recebeu também como reconhecimento ao seu trabalho uma placa de honra ao mérito pelos relevantes serviços prestados à população guajeruense. Principalmente as crianças, adolescentes, mães e famílias atendidas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Para o prefeito Gil Rocha a construção das 42 novas unidades darão maior conforto e dignidade às famílias contempladas, muitas delas que viviam em casas que não ofereciam as condições mínimas de moradia.

Fotos: Luciene Costa / Expressão Bahia

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar