WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesInteresse Público

Conquista: Zé Raimundo lamenta morte da professora Alvineia com moção de pesar

O deputado estadual José Raimundo Fontes, do PT, apresentou uma moção de pesar pelo falecimento da professora Alvineia Cavalcanti Silva, viúva também do ex-prefeito e médico Jadiel Matos.

Moção de Pesar

É com tristeza que apresento a essa Casa a moção de pesar pelo falecimento da professora Alvineia Cavalcanti Silva, que ocorreu na cidade de Vitória da Conquista, na madrugada de terça-feira, 17 de Abril de 2018, aos 84 anos.

A professora Alvinéia Cavalcanti Silva era viúva de Jadiel Matos Vieira Matos, médico, ex-prefeito de Vitória da Conquista e ex-deputado estadual, morto em 1998. Nascida no município de Nova Canaã, teve uma vida carregada de afazeres familiar, social e político.

Educadora por formação e vocação, foi docente do inovador e atuante Colégio Batista Conquistense, instituição que exerceu grande influência intelectual e moral na cidade nos anos 1960 e 1970. Integrou o corpo administrativo do pioneiro e efêmero projeto da Faculdade de Sociologia e Política, em meados de 1960, iniciativa liderada por intelectuais e profissionais progressistas, na tentativa de implantar o ensino universitário em Conquista. Foi ainda diretora do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), mais conhecido como Escola Normal, por oferecer o antigo curso de formação de professor Primário.

No plano político, foi uma aguerrida militante do antigo MDB e compunha o grupo de dirigentes locais que combateram a Ditadura Militar. Durante o Governo de Jadiel Matos (31/01/1973 – 1º /02/1977) contribui com os debates políticos e ações conscientizadoras entre vários segmentos da sociedade, especialmente entre os professores. Em 1992 foi candidata à vice-prefeita, na chapa de Raul Ferraz, nas eleições municipais de 1992, que ficou em segundo lugar.

Tive o privilégio de conhecer e conviver com Alvinéia, desde os fins dos anos 1970, quando ainda estudante de letras na antiga faculdade de formação de professor e, mesmo sendo já uma senhora ex-primeira dama, comportava-se como uma jovem estudante, liderando mobilizações de natureza política, cultural e sindical.

Esse foi um traço marcante de sua vida: a família, a educação, o ativismo social e político e o permanente compromisso na construção de um mundo mais solidário e fraterno. Testemunhei parte dessa bela trajetória escrita como muitas lições de vida e de amor pelos seus e pelos próximos.

Meus sentimentos e solidariedade a seus parentes e amigos, especialmente, aos seus filhos e netos.

Sala de sessões, 17 de abril de 2018.

Deputado Zé Raimundo

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar