WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coopmac exposicao conquistacamara vc cmvc
Geral

Alepe faz ato de repúdio ao vídeo em que brasileiros constrangem mulher na Rússia

Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) fez um ato de repúdio, nesta segunda-feira (18), a um vídeo que circula nas redes socais mostrando um grupo de brasileiros que finge cantar um hino de torcida, mas fala palavras de baixo calão para uma mulher na Rússia, durante a Copa do Mundo. Nas imagens, é possível identificar o advogado e ex-secretário de Turismo de Ipojuca Diego Jatobá entre os brasileiros responsáveis pela ofensa.

O vídeo também motivou uma nota de repúdio da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE). O assunto chegou à Alepe levado pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Simone Santana (PSB), e gerou debate entre os parlamentares.

“Eles agiram como se a mulher que estava lá fosse alguém menor, como se fosse um brinquedo deles. Apesar de ter sido um momento de brincadeira, aquilo acabou externando um sentimento intrínseco dele [o ex-secretário]”, comentou a deputada. A parlamentar também assinou, em nome de seu gabinete, um voto de protesto em relação à situação.

 diego-jatoba-2

Durante a sessão, o assunto foi repercutido pelos deputados presentes, como a deputada Teresa Leitão (PT). “Fico imaginando se essa situação acontecesse com uma filha, com a esposa, a namorada, com a mãe de algum deles. Esse é um comportamento que precisamos combater”, afirmou a deputada.

O deputado Edilson Silva (PSOL) também demonstrou repúdio ao vídeo, mesmo sem estar ciente da circulação na internet. “Soube através da discussão aqui na casa, mas desaprovo o comportamento das pessoas que aparecem nas imagens. Tenho quatro filhas e tento combater ao máximo esse tipo de postura”, disse o parlamentar.

Rodrigo Novaes (PSD) afirmou conhecer o ex-secretário de Turismo de Ipojuca. “Ele é um homem bom, mas errou e está sendo julgado pelos seus erros”, declarou o deputado.

OAB-PE divulga nota de repúdio

Por intermédio da Comissão da Mulher Advogada, a Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco também divulgou, nesta segunda (18), uma nota onde “repudia veementemente o conteúdo” do vídeo.

No texto, a entidade diz que “a preconceituosa atitude é causa de vergonha para todos nós, brasileiros, e vai na contramão do atual contexto de luta contra a desigualdade de gênero, em que cada dia mais as instituições públicas e privadas estão em busca de soluções conjuntas para que nenhuma mulher sofra qualquer tipo de violência ou discriminação pelo fato de ser mulher”.

Partidos

De acordo com o cadastro de filiados a partidos, disponível para consulta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o nome de Diego Valença Jatobá aparece nas listas do Democracia Cristã (DC) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

G1 procurou os dois partidos e, por telefone, a assessoria do PSB informou que ele está com a filiação suspensa desde março de 2017, por não ter realizado um recadastro obrigatório. O presidente do DC em Pernambuco, José Geraldo Lins de Queiroz, afirmou que Jatobá já foi, mas não é mais filiado à legenda.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar