WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coopmac exposicao conquistacamara vc cmvc
Geral

Conquista: 70% das crianças já receberam a vacina contra Sarampo e Poliomielite; campanha segue até sexta-feira

Por Lílian Symaia – Na próxima sexta-feira (31) será encerrada a Campanha de vacinação contra sarampo e pólio. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal. Em Vitória da Conquista, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a meta é vacinar 20 mil crianças, entre 1 a 4 anos. Até o momento foram vacinadas mais de 14 mil, o que corresponde a 70% do total do público-alvo. Apesar da campanha se encerrar no próximo dia 31, as unidades de saúde de Conquista vão continuar atendendo visto que são vacinas de rotina. A campanha é uma ação a fim de estimular a população a vacinar as crianças e de extrema importância, visto que neste ano já foram registrados mais de mil casos de sarampo. Segundo o Ministério da Saúde, apesar da poliomielite ter desaparecido nos anos 1990, “o País inteiro está com baixa cobertura vacinal. Ou seja: as pessoas estão novamente em risco”.

Os postos de saúde de Conquista trabalham com a vacinação das 8h às 12h e das 14h às 17h.

O que é o sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda que pode causar complicações graves como pneumonia, encefalite, otite entre outras. O quadro clínico é caracterizado por febre alta, manchas vermelhas por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite. As manchas vermelhas surgem entre o 2º e 4º dias de doença, inicialmente na região da face e atrás da orelha e, com a evolução da doença, espalham-se por todo o corpo.

A transmissão ocorre por meio das secreções que expelimos pelo ar, ao tossir, espirrar ou falar.

O que é a poliomielite

A poliomielite é uma doença viral aguda, de gravidade variável, que pode ou não apresentar sintomas (febre, mal-estar, dor de cabeça, diarreia, vômitos e paralisias). A doença quando apresenta o quadro de paralisia pode deixar sequelas permanentes, principalmente nos membros inferiores. A transmissão pode ser direta de pessoa a pessoa, pela via fecal-oral, pelo contato indireto por meio de alimentos, objetos e água contaminados com fezes de doentes e portadores da doença.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar