WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coopmac exposicao conquistacamara vc cmvc
Geral

Guajeru realiza o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef – Município Aprovado 2017/2020

Por Ascom/Governo de Guajeru – O município de Guajeru, por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e em parceira com o Governo Municipal, realizou, na manhã desta quinta feira (30), na sede provisória do Grupo de Serviço de Convivência, localizada na Rua Idalino Silva Araújo, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF município aprovado Edição 2017-2020.

O prefeito Gil Rocha, juntamente com a primeira-dama, Marta Lima, participaram, do Fórum.
O prefeito Gil Rocha, juntamente com a primeira-dama, Marta Lima, participaram, do Fórum.

Após o credenciamento dos participantes e apresentação cultural com jovens do projeto “Tocar Guajeru”, a comissão organizadora da reunião realizou uma breve explanação sobre a metodologia a ser aplicada para obtenção do selo UNICEF. Em seguida foi apresentado um relatório detalhando os onze itens contendo o diagnóstico completo sobre o trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde, educação, assistência social, cultura e esporte do município, além de ter sido apresentada a atual situação de Guajeru no tocante à pontuação avaliativa do Selo UNICEF.

Fátima Viana, presidente do CMDCA de Guajeru.
Fátima Viana, presidente do CMDCA de Guajeru.

Para conquistar o Selo UNICEF pela primeira vez, Guajeru vem mobilizando as instituições com relação à importância do Selo e de se trabalhar projetos que beneficiem as crianças e adolescentes. Diante das informações, os participantes do fórum foram convidados a se reunirem em grupos para discutirem e elaborarem o Plano Municipal de Ação para Proteção das Crianças e Adolescentes voltado para elevação dos indicadores sociais do município. Tais ações buscam garantir a igualdade de oportunidades no acesso aos direitos, para que cada criança se desenvolva protegida da violência, brinque, apreenda e viva com plenitude a sua infância e adolescência.

O Selo UNICEF é um instrumento para que o Brasil cumpra as metas do Pacto pela Infância e Adolescência visando garantir os direitos, as políticas públicas conforme a constituição Federal e o Estatuto da Criança e Adolescente, assim reduzir as disparidades regionais e apoiar o Brasil no alcance dos Objetivos dos Milênios.

De acordo com o prefeito Gil Rocha, que esteve presente no evento, o município já vem desenvolvendo várias ações de enfrentamento a pobreza e tem tido ótimos resultados, bem como diversos trabalhos voltados especialmente às crianças e adolescentes em situação de risco como o projetos “Tocar Guajeru” e “Jovem Atleta Cidadão”, entre outros. “Receber o Selo pela primeira vez, significa que nós conseguimos melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes do nosso município. Temos a convicção de que ainda há muito trabalho a ser feito, mas não mediremos esforços para alcançar nossos objetivos”, destacou.

Apresentação cultural realizada por alunos no projeto "Tocar Guajeru" marcou a abertura do Fórum. Foto: ASCOM/Governo de Guajeru.
Apresentação cultural realizada por alunos no projeto “Tocar Guajeru” marcou a abertura do Fórum.

A presidente do CMDCA de Guajeru, Fátima Viana, ressaltou a importância do Selo para garantir os direitos da criança e do adolescente no município. “O reconhecimento do UNICEF é uma motivação, mas o maior incentivo é realizar atividades e criar condições para que a criança e o adolescente possam se desenvolver de forma saudável, evitando que eles sejam explor

Em grupos os participantes para discutiram e elaboraram propostas para compor o Plano Municipal de Ação para Proteção das Crianças e Adolescentes.
Em grupos os participantes para discutiram e elaboraram propostas para compor o Plano Municipal de Ação para Proteção das Crianças e Adolescentes.

ados, tanto no aspecto do trabalho infantil quanto em outras situações de risco”, declarou.

A secretária municipal de Administração, Sílvia Meira, destacou a importância da realização do Fórum para a conquista do Selo. “Esse é o momento de discutirmos, debatermos e propormos políticas públicas que melhorem a vida dos nossos jovens e crianças. Estamos lutando juntos para recebermos, pela primeira vez, o prêmio internacional que reconhece essas as melhorias. O reconhecimento é muito bom, mas o melhor é vermos o alcance da melhoria da qualidade de vida, confirmada nos índices do município”, afirmou.

 

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar