WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coopmac exposicao conquistacamara vc cmvc
Geral

Tremedal: evento marca o “Dia Mundial do Coração”

Por Lílian Symaia/ Fotos: Karlos Produções – No próximo dia 29 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração, campanha criada no ano 2000 pela World Heart Federation (WHF), com a finalidade de alertar as pessoas sobre a importância de manter uma boa saúde do coração. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, “cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem IAM- infarto agudo do miocárdio, que acaba sendo fatal para 30% deles”. Para marcar a importância dessa campanha, a Prefeitura de Tremedal promoveu, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação da Assistência Farmacêutica, uma programação toda especial. A secretária municipal de Saúde, Tatiana Leite, informou que diversas atividades aconteceram durante o evento realizado na última quinta-feira (27), a exemplo de aferição de pressão arterial e de glicemia capilar e orientações para controle de pressão arterial e diabetes. “Durante essa ação, alertamos a população informando que a melhor forma de evitar doenças cardiovasculares é abandonar o sedentarismo, tabagismo e iniciar atividade física, conforme orientação médica, entre outros”.
O evento teve como objetivo mostrar à população a importância do acompanhamento da pressão e glicemia, principalmente pelo fato de hoje grande parte da população ser hipertensa e diabética e muitos não conhecerem as complicações que podem surgir do mau acompanhamento. Segundo o coordenador da Assistência Farmacêutica do município, Rafael Luiz Araújo Rodrigues, foram realizados mais de 160 atendimentos entre aferição de pressão, glicemia e orientação sobre uso correto dos medicamentos.
A atividade marcou o Dia Mundial do Coração, mas Rafael Rodrigues lembra que a Prefeitura de Tremedal mantém diversos programas e serviços para auxiliar a população principalmente hipertensa e diabética. “No município, contamos com o Hiper Dia nas Unidades Básicas de Saúde e na Farmácia Básica; os pacientes diabéticos recebem o aparelho a fita e as lancetas para acompanhamento em casa, e ainda recebem orientações e cuidados. Os pacientes são acompanhados por mim e quando vejo alguma intervenção que possa ser feita entro em contato com o médico e encaminhamos da melhor maneira”.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar