Geral
Em Conquista, Rui Costa agradece votação e faz campanha para Haddad: “A Bahia tem que dizer bem alto que quer um Presidente que goste do povo baiano”

Por Luciene Costa Fotos: Vinicius Brito – O governador reeleito pela Bahia, Rui Costa, esteve na manhã desta sexta-feira (19), em Vitória da Conquista, onde se reuniu com lideranças a exemplo dos deputados reeleitos Waldenor Pereira, Zé Raimundo, Jean Fabricio e Jorge Solla, com o objetivo de agradecer o resultado do primeiro turno e promover uma discussão acerca do segundo turno das eleições presidenciais. Na ocasião, Rui Costa atendeu a imprensa. O Governador defendeu a eleição de Haddad e criticou o candidato Bolsonaro. “Bolsonaro tem 28 anos como Deputado Federal. Qual foi o projeto que ele fez para segurança pública? Recebe auxílio moradia tendo casa própria. Esse candidato se orgulha em dizer que votou contra a todos os direitos da empregada doméstica; ele homenageia quem torturou mulheres, quem colocou fio de eletricidade em vaginas de mulheres. Que mundo nós estamos?. Estou me reunindo com lideranças porque temos que fazer a nossa parte. A Bahia tem que dizer bem alto que quer um Presidente que goste do povo baiano, que goste do Nordeste e que queira Paz, queira gerar emprego, queira promover a união do povo brasileiro”.
Durante a coletiva à imprensa diversos assuntos foram abordados:
Campanha de Bolsonaro pelo WhatsApp
“O eleitorado está dando uma demonstração que perdeu a paciência com atitudes criminosas, que perdeu a paciência com atitudes ilegais e isso é uma demonstração clara de crime eleitoral, de quadrilha que está organizada envolvendo empresários para agir de forma ilegal. A lei é muito clara. É proibido patrocinar mensagens de WhatsApp. É proibido receber financiamento de empresa privada; é proibido contar com ajuda internacional para interferir na eleição. Esse episódio deixa claro as três coisas: as mensagens estão sendo enviadas do exterior; está sendo usado dinheiro de empresas e está sendo organizada uma quadrilha que montou um Caixa 2 se a Justiça não tomar providências será uma desmoralização da Justiça Eleitoral Brasileira porque a lei é para todos”.
Eleições Municipais
“Acho que essa não seja ainda o momento de antecipar o debate acerca das eleições municipais. O que continuaremos fazendo é cuidando de cada município independente da disputa política no município que é minha obrigação como governador e faço política cuidando de gente. Não vou falar de eleição municipal agora. Nosso desafio agora é segundo turno”.
Barragem do Rio Catolé em Vitória da Conquista
“Nós já estamos prontos para iniciar a obra. Acho bom que vocês possam entrevistar os Promotores Públicos do Estado e do Federal que estão tentando junto à Justiça impedir essa obra. É uma das coisas que não entendo em nosso País. O Ministério Público deveria representar interesse para a sociedade, deveria defender as crianças, a geração de emprego, mas o MP está tentando impedir a chegada da água para Conquista. Se tiver uma seca mais prolongada de onde iremos abastecer as casas e os hospitais? A sociedade precisa demonstrar sua indignação contra essa atitude individual e vaidosa com promotores que estão tentando impedir a construção da barragem do Rio Catolé”.
Duplicação da BR 116
“É uma concessão pública federal, mas eu tenho apesar disso me reunido constantemente com o Ministério do Transporte e DNIT pedindo celeridade. Infelizmente, precisamos encontrar uma forma de funcionamento dos órgãos de controle que não impeçam o desenvolvimento da nação. São vidas humanas que estamos perdendo em acidentes”.