WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Inauguração da Quadra Poliesportiva Manoel Amorim

Na última sexta-feira, dia 5 de setembro, mais uma quadra foi entregue para a população de Barra do Choça. Desta vez, integrando a programação dos Jogos Estudantis 2014, foi realizada a inauguração da Quadra Poliesportiva Manoel Amorim da Escola Adeliêta Ramalho, no bairro Bela Vista. Além da quadra, a escola também foi contemplada com ampliação e reformas – um laboratório de informática, uma sala de leitura, uma sala para o Programa Mais Educação, novos banheiros e cobertura do pátio. Ao todo foram investidos cerca de R$ 700 mil.

Participaram da solenidade o prefeito Oberdan Rocha, o vice-prefeito, Ailton Moreira, o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Nascimento, o secretário municipal de educação, Ricardo Amorim, além de vereadores, demais secretários municipais, familiares do homenageado e comunidade em geral.

A obra faz parte de um conjunto de estruturas esportivas que estão sendo construídas pela Administração Municipal com o objetivo de incentivar a prática esportiva em Barra do Choça. Nesse sentido, foram construídas as quadras poliesportivas Professora Marilene Gonçalves, no bairro Ouro Verde, e Élson Lopes, em Barra Nova. Também está sendo realizada a cobertura e reconstrução da quadra do Centro Educacional de Barra do Choça (CEBC).

barra 2

No seu discurso, o prefeito Oberdan destacou o empenho da administração municipal em garantir melhorias para a cidade e elogiou o trabalho realizado pela secretaria de educação. “Esse equipamento não vai beneficiar somente os alunos, mas toda a comunidade de outras instituições de ensino e população em geral”.

barra 4

O secretário municipal de educação, Ricardo Amorim, agradeceu a toda equipe e ressaltou a importância da quadra e da escola para a comunidade. “É uma alegria muito grande, pois sabemos da importância do esporte na vida dos jovens. Além disso, as melhorias da escola também vão contribuir para a melhoria da educação da região”, avalia.

barra 5

O diretor da Escola Adeliêta Ramalho, Petrônio Amorim, agradeceu o empenho da administração municipal, trazendo a ampliação da escola e uma quadra poliesportiva totalmente equipada para a classe esportiva, estudantes e jovens da região.

 

“É motivo de muita honra ser da família Adeliêta há 18 anos e vivenciar um momento tão especial como esse. Agradecemos ao poder público municipal por viabilizar essa obra de grande valia para a comunidade”

Maria Isabel Santos, que reside no bairro Bela Vista, disse que com a nova quadra a prefeitura está auxiliando para que os jovens saiam da marginalidade.

“Somos carentes de espaços para que possamos nos entreter. Com essa quadra, agora temos onde realizar não só modalidades esportivas, mas eventos culturais e que unam a nossa juventude. A prefeitura está de parabéns”.

A inauguração contou ainda com várias apresentações artísticas, culturais e esportivas. Destaque para os integrantes do Mais Educação da Escola Adeliêta Ramalho que fizeram apresentações de capoeira e fanfarra, esta última em parceria com a fanfarra do CEBC.

ImageProxy (1)

Outro momento emocionante foi a homenagem realizada a Manoel Amorim, um dos primeiros produtores de café do município, e que deu nome a quadra. A solicitação partiu do então vereador Jorge Amorim para denominar o espaço de Quadra Poliesportiva Manoel Amorim.  A família do homenageado recebeu flores e um troféu dos Jogos Estudantis 2014.

Segundo Jorge Amorim, “Manoelzinho de Brasilino”, como era conhecido, possuía uma fazenda nas proximidades da referida localidade e durante vários anos garantiu gratuitamente o abastecimento d’água aos moradores da Rua Bela Vista. Naquela época, ainda não havia o Sistema de Abastecimento d’água nos moldes existe hoje e muitos moradores eram obrigados a buscar água na cabeça, ou em lombo de animal nos rios.

Além disso, “Manoelzinho”  deu uma grande contribuição na política e na economia do município. O seu falecimento, ocorreu no dia 12 de setembro de 1997. Era casado com Auri Barros (in memorian), com quem teve cinco filhos: Paulo Barros, Brasilino e Vera Lúcia- (Silvio e José Amorim – in memorian), netos, sobrinhos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar