WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesGeral

Sudoeste: Com grade recheada de eventos culturais e recreativos, Condeúba comemora 156 anos de emancipação política

(Texto e Fotos: Aloísio Costa)

Entre os dias 11 e 14 de maio o município de Condeúba esteve em festa pela comemoração dos seus 156 anos de emancipação política. A data foi comemorada com uma diversificada programação marcada por eventos culturais, religiosos, esportivos e recreativos realizados pelo Governo de Condeúba por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer.

As atividades tiveram início já no dia 11 de maio, quinta-feira, com a realização da Noite Cultural com a 2ª Edição do Projeto “Condeúba em Diálogo”, realizado na Praça Santo Antônio. O evento contou com a apresentação do Terno de Reis, da comunidade do Olho D’água, stands, exposição de artesanatos regionais e apresentações culturais.

Já na sexta-feira, 12, foi realizada, dentro da programação dos festejos de emancipação do município, a Noite Gospel que contou com a participação de oito igrejas com atuação no município: Mundial Poder de Deus; 1ª Igreja Batista; Avivamento Bíblico; Assembleia de Deus Missão; Igreja Cristo é Para Todos; Jesus é o Caminho; Assembleia de Deus Ministério Perus e Assembleia de Deus Chama Viva. As celebrações ocorreram na Praça do Forródromo com pregações, cantos e louvores.

No sábado, 13, foi realizada, no fim da tarde, a 39ª Corrida do Aniversário de Condeúba que contou com a participação de vários atletas nas categorias masculina e feminina nas seguintes faixas-etárias: De 08 a 10 anos; de 11 a 13 anos; 14 a 15 anos; 16 a 18 anos; 19 a 29 anos; 30 a 39 anos; 40 a 49 anos; 50 a 59 anos e acima de 60 anos. Os primeiros colocados das respectivas categorias e faixas-etárias receberam troféu de participação, medalha e uma premiação em dinheiro. Ao todo foi distribuído R$4 mil (quatro mil reais) em premiação.

Para fechar as atividades do sábado, três grandes shows aconteceram na Praça do Forródromo, animados palas bandas Magnatas, Banda Baião Tropical e Ney Brandão. Centenas de pessoas lotaram o espaço, muitas vindas de cidades circunvizinhas e que dividiram com a população condeubense as comemorações pela emancipação do município.

A programação do domingo deve início logo pela manhã, por voltas das 08:00 horas, com a realização do Ato Cívico realizado na Praça da Prefeitura. A cerimônia contou com a presença do prefeito Silvan Baleeiro, secretários de governo, lideranças políticas e também foi prestigiado pelo prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão. O Ato foi marcado por belíssimas apresentações realizadas pelas escolas públicas municipais e contaram um pouco da história de Condeúba, trazendo um relato do processo de desenvolvimento do município e fatos marcantes e peculiares ao longo dos seus 156 anos de história.

Na programação do dia teve também a realização do 2º Desafio de MTB Amigos da BIKE que reuniu dezenas de ciclistas de Condeúba e de cidades circunvizinhas que abrilhantaram o evento. Os participantes se concentraram na Praça Santo Antônio e após percorrerem o trecho da prova retornaram ao ponto de partida onde ocorreu a cerimônia de premiação. Os melhores colocados receberam medalha, troféu de participação e uma premiação em dinheiro.

Também na manhã do domingo (14) aconteceu a 39ª Cavalgada de Condeúba que reuniu centenas de cavaleiros e amazonas. Os participantes se concentraram na Fazenda Champrão de onde saíram em cavalgada pelas principais ruas da cidade seguindo em direção à Praça do Forródromo. Após a Cavalgada ocorreu as competições como: prova de argolinha, tambor e marcha. Em seguida os shows musicais de Raylson e Robson e Nego Lau encerraram a programação do dia e também os festejos de emancipação do município.

Em seu pronunciamento o prefeito Silvan Baleeiro destacou a importância das comemorações ao aniversário da cidade, ressaltando o processo de desenvolvimento pelo qual o município de Condeúba tem passado ao longo de sua história e a importância de cada cidadão na consolidação desse desenvolvimento. “Somos nós, cidadãos condeubenses, que devemos lutar, trabalhar e buscar, a cada dia, melhorias para a nossa cidade e para os munícipes. Hoje tivemos aqui lindas apresentações feitas pelas escolas municipais que demonstraram, acima de tudo, o poder que a educação tem de transformar e promover o crescimento. Hoje parabenizo a todos vocês que fazem parte desse processo, a todo cidadão condeubense que tem orgulho de sua cidade e a todos aqueles que escolherem Condeúba para viver e que a ama como todos nós.”

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar