WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Estudantes de Candiba ganham prêmio estadual por projeto dedicado a animais

Duas estudantes do Colégio Estadual Antônio Batista, no município de Candiba, interior da Bahia, desenvolveram um produto cicatrizante e anti-inflamatório para ferimentos em cachorros e gatos que vivem nas vias públicas. Mesmo ainda em fase de desenvolvimento, o projeto recebeu um prêmio na última Feira de Ciência, Empreendedorismo e Inovação da Bahia, no final de 2022.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, cerca de 30 milhões de animais domésticos estão nas ruas. Esses bichos ficam sem acesso à alimentação, água e veterinários.

O projeto, intitulado de Propet, foi criado por Franciele Rocha e Joice Kelly após observarem muitos cachorros e gatos feridos e abandonados em seu município. Durante a realização do estudo, as alunas foram orientadas pelo professor William Oliveira.

Pomada Propet - Candiba
Reprodução

De acordo com as estudantes o objetivo do estudo é desenvolver um produto que fosse de baixo custo para ser doado às Organizações Não Governamentais que cuidam de animais em situação de rua, proporcionando, assim, uma melhora em sua qualidade de vida.

A pomada foi criada após uma pesquisa sobre plantas medicinais com o cuidado de analisar se, juntas, elas poderiam trazer algum risco aos animais. “Após termos um bom resultado em relação à junção dos ingredientes, que não apresentou nenhuma contraindicação, desenvolvemos nossa receita. A partir disso, iniciamos a fase dos testes e comprovamos a eficácia do produto”, diz Franciele.

Joice explica que foram realizados testes em cachorros com ferimentos e que, em quatro dias, já não havia mais feridas. “O produto é utilizado uma vez ao dia. É só passar no local que tem algum machucado ou ferimento no animal. O resultado é satisfatório e os ferimentos dos animais estavam totalmente cicatrizados após quatro dias de uso”.

O projeto, que é desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola, da Secretaria de Educação, ficou em segundo lugar na categoria Empreendedorismo, Mundo do Trabalho e Projeto de Vida, na 10ª Feira de Ciência, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba).

As alunas destacam que o produto está em aprimoramento. “Nós pretendemos aprimorar o produto para que, além de pomada, seja também um spray. Além disso, queremos patente para nosso produto para que futuramente possamos lançá-lo no mercado”, vislumbram.

Fonte: Agência Sertão

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar