WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Piripá: II Conferência Municipal de Cultura promoveu a discussão e a reflexão sobre o papel da democracia no acesso à cultura

A II Conferência Municipal de Cultura de Piripá teve como tema principal “Democracia e Direito à Cultura”. O evento ocorreu no último dia 13 de setembro, no Centro de Cultura Zito Castro.
A conferência foi organizada pelo Conselho Municipal de Cultura de Piripá e Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de promover a discussão e a reflexão sobre o papel da democracia no acesso à cultura. O evento contou com a participação de artistas, gestores culturais, pesquisadores e representantes da sociedade civil.
Durante a conferência, foram realizados debates e mesas de discussão sobre temas como democratização do acesso à cultura, direitos culturais, diversidade cultural, economia criativa, entre outros. Os participantes puderam expor suas ideias e opiniões, contribuindo assim para a construção de propostas e diretrizes para a política cultural do município.
Além das discussões, a conferência também contou com apresentações artísticas, com o intuito de valorizar a cultura local e proporcionar momentos de lazer e entretenimento para os presentes. A diversidade cultural foi destacada como um elemento essencial para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Ao final do evento, foram elaboradas propostas e diretrizes a serem encaminhadas para a próxima etapa, a exemplo da conclusão, aprovação e legalização do plano de cultura; regularização do plano de cultura por lei especifica e fortalecimento e normatização do conselho municipal de cultura (Municipal); ampliação e difusão das resoluções estaduais no âmbito da cultura (proposta territorial) e destinação de recursos para os fundos municipais de cultura (proposta estadual).


A conferência foi considerada um sucesso pelos organizadores, que ressaltaram a importância desses espaços de diálogo e participação para o fortalecimento da cultura e da democracia.
Na oportunidade, foram eleitos: Marieli de jesus Bispo (Titular da Sociedade Civil ) Edneide Oliveira da Silvia (Suplente); Jonas santos Silva (Titular Sociedade Civil) e Jeferson Dias de Lima (Suplente); Liolino Aparecido Vieira da Rocha (Titular Sociedade Civil) e Genivaldo Oliveira Viana (Suplente); Kaique Silva da Rocha/ Coordenador de Cultura (Titular do Poder Público) e
Ilzete Rocha Pereira (Suplente do Poder Público.
A II Conferência Municipal de Cultura de Piripá reafirmou a importância do direito à cultura como um princípio fundamental para o desenvolvimento humano e social. A partir das discussões realizadas, espera-se que sejam implementadas políticas públicas efetivas que garantam o acesso universal à cultura, promovendo assim a cidadania e o respeito à diversidade cultural. “A realização da conferência foi de suma importância para nortear as ações do município na elaboração e discussão das políticas culturais, tais como: Plano municipal de cultura, monitoramento e avaliação dessas ações. A II conferência de Cultura em Piripá foi muito proveitosa, na medida em que promoveu a participação popular, fortalecendo a democracia e o acesso à cultura, tema central das conferências em 2023”, destacou o Coordenador de Cultura, Kaique Silva da Rocha.
Ainda fez parte da programação uma palestra sobre o tema central “Democracia e acesso à cultura”, ministrada Thais Pimenta, além de discussão dos eixos Institucionalização, marcos legais e sistema municipal de cultura; democratização do acesso à cultura e participação social e identidade, patrimônio e memória.
Entre as autoridades presentes estiveram o Prefeito Municipal, Flávio Oliveira Rocha; o secretário municipal de Educação, Naun Ribeiro Brito; o vereador Amarildo Almeida Franco; a secretária municipal de Agricultura, Maria Aparecida Dias Brandão; membro do Conselho Municipal de Cultura, Ilzete Rocha Pereira; Seu João, representando a comunidade quilombola da Laginha; Francisca Silva Costa, representante dos artistas da terra.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar