Expressão BahiaGeral
Ferramenta “VôAli” facilita otimização do serviço público e entrega de documentos na Prefeitura de Vitória da Conquista

De maneira semelhante a aplicativos de transporte, os servidores da Prefeitura poderão solicitar as viagens pelo site https://voali.pmvc.ba.gov.br. Os motoristas, por sua vez, ficam em lugares estratégicos e são notificados via aplicativo próprio para atender a demanda. Também faz parte do sistema, o serviço de entrega de documentos por motocicletas para agilizar as entregas e gerar economia para o município.
A ferramenta, formalizada no último dia 19 de agosto, por meio do Decreto 23.846, estava em fase de implantação e testes desde o ano passado, e faz parte de uma série de mudanças e transformações tecnológicas feitas pelo Governo Municipal nos últimos anos com o intuito de modernizar a administração pública municipal, consolidando-a como referência na inovação, na desburocratização e nas soluções sustentáveis. Os veículos cadastrados no “VôAli” fazem parte da frota da Prefeitura.
De acordo com o secretário municipal de Gestão e Inovação, Romar Barros, o sistema “VôAli” é um grande passo para a modernização do serviço público do município. “Com a centralização da frota de automóveis e a otimização da movimentação de pessoas e documentos, estamos garantindo mais eficiência e economicidade nos nossos processos. Isso não só reduz custos, mas também melhora a qualidade dos serviços prestados à população. A implementação do VôAli demonstra o compromisso da Prefeitura em utilizar tecnologia para aprimorar a gestão pública e atender melhor os cidadãos”, afirmou o gestor da pasta.
A solução é adaptada para atender e unificar as necessidades de logística dos setores da Prefeitura. Servidores cadastrados de qualquer secretaria que precisam se deslocar a trabalho poderão informar o local de embarque e o destino, tanto na cidade quanto na Zona Rural. Uma central, localizada na Semgi, faz o controle das chamadas e direciona os motoristas.
Para se cadastrar na ferramenta, a solicitação é feita via GEP ao Núcleo de Transporte Institucional “VôAli”, caixa Semgi. O cadastro é feito com o e-mail do setor solicitante.
O responsável pelo Núcleo, Eloisio Oliveira, destacou que a iniciativa surgiu em resposta às dificuldades para atender a logística, como a falta de veículos e a cobertura inadequada em diversos setores da administração municipal. “A ferramenta visa resolver problemas relacionados à carência de motoristas e veículos. Os motoristas, servidores efetivos da Prefeitura, que já tinham uma rotina estabelecida, não enfrentarão grandes alterações no serviço, apenas ampliarão sua área de atuação”, afirmou.
Para mais informações sobre o funcionamento da ferramenta, acesse: https://dom.pmvc.ba.gov.br/diarios/previsualizar/ZVYnL5NQ/96.