WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
72 semana espírita
Destaques

Prefeitura de Vitória da Conquista orienta famílias inscritas no Cadastro Único sobre participação no Programa Gás do Povo

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), orienta a população sobre o novo benefício para acesso ao gás de cozinha: o Gás do Povo. O programa, lançado pelo Governo Federal na última semana, foi instituído pela Medida Provisória nº 1.313/2025 e substituirá o Auxílio Gás, que repassava o valor em dinheiro. No novo modelo, os beneficiários receberão vouchers ou créditos específicos, o que permitirá que os beneficiários retirem os botijões diretamente nas revendedoras credenciadas. A previsão é que as entregas iniciem apenas em novembro.

Como o programa vai funcionar

O benefício será destinado às famílias inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), dando prioridade às que recebem o Bolsa Família. Famílias que já eram contempladas pelo Auxílio Gás continuarão recebendo o valor em dinheiro até a transição para o novo programa.

A quantidade de botijões ao ano que pode ser retirada varia conforme o tamanho da família: até 3 botijões para famílias com dois integrantes; até 4 botijões para famílias com três integrantes; e até 6 botijões para famílias com quatro ou mais pessoas.

Os beneficiários deverão retirar o botijão diretamente na revenda credenciada mais próxima de sua residência, sem intermediários e sem necessidade de pagamento no ato da retirada. Para facilitar o acesso, o Governo Federal disponibilizará um aplicativo específico, no qual será possível consultar a lista de revendedoras credenciadas.

Mais informações

No momento, as famílias que já estão inscritas no Cadastro Único e com os dados atualizados não precisam procurar os postos de atendimento do CadÚnico. Famílias que já recebiam o Auxílio Gás continuarão recebendo normalmente até que a transição seja concluída. A partir de novembro, quando o programa começar a ser executado, a Prefeitura divulgará informações complementares, conforme elas forem enviadas pelo Governo Federal.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato através do call center (77) 3229-3222.

Foto: Caetano Barreira

Fonte: PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar