DestaquesExpressão BahiaGeral
Conquista: Aplicação da prova do Sabe segue até sexta-feira para alunos do 5º e 9º ano da Rede Municipal de Ensino

Alunos do 5º e 9º ano da Rede Municipal de Ensino participam da avaliação externa do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe) até sexta-feira (10). No total, 6.738 estudantes das duas séries realizam a prova, que é uma importante ferramenta para monitorar a aprendizagem dos estudantes baianos em Língua Portuguesa, Matemática, e outras áreas.
Nesta terça-feira (7), segundo dia de aplicação da prova, o vice-prefeito, Dr. Aloisio Alan, e o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, acompanhados da subsecretária Selma Oliveira, e do coordenador do Núcleo Pedagógico, Ronilson Ferreira, visitaram a Escola Municipal Milton de Almeida Santos para incentivar as turmas de 5º e 9º ano que farão o exame na sexta-feira.
O vice-prefeito destacou o apoio da gestão municipal na realização da avaliação e o objetivo de colocar a cidade em destaque na área educacional. “Estamos aqui para dar as condições e apoio necessários aos alunos para que eles possam fazer uma boa prova. Estamos todos empenhados, tanto a equipe de governo quanto a comunidade escolar, para que possamos fazer uma boa prova, ter bons resultados e colocar Vitória da Conquista no lugar que o município merece, que é o primeiro lugar na educação do estado da Bahia”, declarou.
“Aqui estamos em ritmo de mutirão, mobilizando nossos alunos na confiança de que teremos muito êxito nessa prova. É uma etapa de trabalho que estamos desenvolvendo em toda a rede municipal, estamos visitando todas as escolas do município com esse intuito de mobilizar nossos alunos, de trazer a eles essa motivação maior para realizar uma grande avaliação institucional, porque isso repercutirá muito, não só na nossa rede, mas também em relação aos próprios alunos”, afirmou o secretário municipal de Educação, Edgard Larry. Ainda de acordo com ele, os primeiros dias de avaliação tiveram frequências excelentes.
O diretor da Escola Milton Santos, Alexandre Botelho, agradeceu a comissão e falou da motivação. “A gente tem feito uma movimentação em parceria com o Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, na formação dos professores, além de aulões com os alunos do 9º ano. Essas ações vêm para fortalecer e garantir um melhor resultado. Então, a Secretaria de Educação vem trabalhando dessa forma, com parceria, e a gente está em busca de bons resultados para manter a escola no nível que ela está”, comentou.
Carlos Santana é uma das escolas onde a prova está sendo aplicada hoje. A diretora da instituição, Damasilde Oliveira, comentou sobre a preparação dos alunos. “Os meninos, durante esse período todo de preparação, entenderam a importância dessa avaliação externa. Nós temos hoje uma quantidade significativa, passamos de 80% de frequência, e os meninos estão comprometidos. Eu conversei com todos os alunos, entrei nas salas, e eles estão entendendo o que é necessário. É importante, e eles estão se dedicando, se empenharam bastante”, disse.
“Os alunos foram preparados para fazer a prova. E, graças a Deus, eles compareceram, estão bem tranquilos e respondendo a prova. Agora é só esperar os resultados”, resumiu Patrícia Moura, uma das coordenadoras do Centro Municipal de Educação Prof. Paulo Freire (Caic). Lá, são seis turmas do 9º ano e cinco turmas do 5º.
Já os alunos do 2º ano farão a prova de 10 a 14 de novembro. E a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será aplicada de 20 a 31 de outubro para os alunos do 5º e 9º ano.
Como as duas avaliações são de suma importância para a identificação de defasagens e principais demandas, além de subsidiar a elaboração de políticas públicas que reforcem a qualidade da educação básica, a Smed desenvolveu, ao longo de todo o ano letivo, estratégias voltadas para professores e estudantes se prepararem para as provas, com reforços das disciplinas avaliadas, aulões e aplicação de simulados.
Além do bom desempenho nas atividades, as estratégias da Smed intensificam o aprendizado dos alunos e reforçam o compromisso do Governo Municipal com a Educação e com o futuro dos milhares de estudantes da Rede Municipal.
No primeiro dia, a avaliação aconteceu nas Escolas Municipais Alaor Coutinho, Alfredo Brito (Lagoa Maria Clemência – C.E.I. Pradoso), Anísio Teixeira, Anísio Teixeira (Extensão), Antônia Cavalcanti, Assembleiana, Fernando Spínola, Guimarães Passos, Irmã Barbosa, Lycia Pedral, Maria Leal (C.E.I de Capinal), Mário Batista, Rainha Da Paz e Zica Pedral. Hoje, foi a vez do Centro Municipal de Educação Prof. Paulo Freire (Caic); Escola Municipal Antônio Machado Ribeiro (C.E.I. de São João da Vitória); Escola Municipal Carlos Santana (Extensão); Escola Municipal Cláudio Manoel da Costa; Escola Municipal Conquista Criança; Escola Municipal Dr. Raimundo Bahia da Nova; Escola Municipal Erathosthenes Menezes (Iguá); Escola Municipal José Rodrigues do Prado (Pradoso); Escola Municipal Maria Santana; Escola Municipal Paulo Setúbal (Inhobim); Escola Municipal Péricles Gusmão Régis; Escola Municipal Prof.ª Neuza Vieira Silva; Escola Municipal Tenente-Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca; e Escola Municipal Zélia Saldanha.
- Diretora Damasilde Oliveira
- Coordenadoras do Caic, Patrícia e Gabriela Oliveira