DestaquesExpressão BahiaGeral
Conquista: SMDR e SMDE firmam parceria para criação da Sala do Empreendedor Rural

Integrantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Rural (SMDR) e Desenvolvimento Econômico (SMDE) se reuniram na última quinta-feira (4) para traçar metas conjuntas com vistas à criação da Sala do Empreendedor Rural, que deverá ser inaugurada no início de 2026.
Pela SMDR, participaram do encontro o titular da pasta, Breno Farias, e os coordenadores Eduardo Castro e Gustavo Barros, além do técnico Dilermando Fonseca. Da parte da SMDE, estiveram presentes o secretário Marcos Ferreira e a gerente de Apoio à Indústria e Comércio, Gilza Marques.
“Hoje apertamos as mãos para a criação da Sala do Empreendedor Rural. Nós, que temos uma população rural superior a 50 mil pessoas em nossa região, vamos, através desta sala, levar para os produtores cursos de empreendedorismo de diversas áreas, desde a parte de computação, culinária, processamento de alimentos, para melhorar o valor agregado dos produtos que eles produzem”, resumiu Breno Farias.
A Sala de Apoio Técnico-Profissional terá como público-alvo empreendedores rurais, associações e sindicatos rurais. Trata-se de mais uma iniciativa da Prefeitura de Vitória da Conquista a ter uma unidade na sede da SMDR e que deverá atuar também nas subprefeituras, dando suporte aos produtores e incentivando o empreendedorismo rural.
“Assim como a gente já tem a Sala do Empreendedor, a Sala da Mulher Empreendedora e outros projetos desenvolvidos em conjunto com outras secretarias, nós vamos, em parceria com a SMDR, inaugurar a Sala do Empreendedor Rural”, analisou Marcos Ferreira. “Estou dividindo aqui com o secretário Breno, que prontamente acolheu e abraçou a ideia”.
A gerente Gilza Marques destacou um dos objetivos principais da iniciativa, que é fornecer assistência técnica aos agricultores do município que queiram empreender. “Através do projeto, vamos dar um suporte técnico para que o produtor rural se torne de fato um empreendedor, uma pessoa jurídica. A intenção é justamente agregar valor aos agricultores do nosso município”, ressaltou.
















