WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Destaques

Neoenergia Coelba reforça operação para o carnaval em Guanambi, Brumado e região

• Inspeções técnicas e manutenção preventiva foram realizadas para o Carna Brumas, o Mutans Folia e para os festejos em Ibicoara e no distrito de Sussuarana em Tanhaçu • Equipes da distribuidora estarão de plantão durante os dias de festa

A Neoenergia Coelba terá uma operação especial para o Carnaval de Brumado, Guanambi e para os festejos em Ibicoara e no distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, no período de 13 a 17 de fevereiro. A programação inclui inspeção técnica, manutenção preventiva e equipes de plantão durante a festa.

Para o tradicional Mutans Folia, em Guanambi, foram executadas verificações em todo o circuito e feita manutenção preventiva para blindagem de rede. Às vésperas do evento, serão feitas visitas ao local para inspeção do circuito de barracas e iluminação para garantir a segurança dos trabalhadores e foliões.

Em Brumado, a distribuidora realizou vistoria no circuito do Carna Brumas 2026, com utilização de veículos equipados com termovisores, equipamentos que permitem verificar a temperatura da rede elétrica e realizar intervenções necessárias. Também foram feitas avaliações estruturais e de vegetação, com a podas de árvore, e a realocação de nove ramais.

Durante os dias oficiais do Carnaval nestes locais, a Neoenergia Coelba terá equipes de plantão disponíveis para atendimento imediato de qualquer intercorrência.

Serpentinas metálicas proibidas

Em vigor desde o último ano, a Lei nº 14.858, que proíbe a fabricação, distribuição, comercialização e utilização de serpentinas metálicas na Bahia, contribui para tornar o Carnaval ainda mais seguro. O descumprimento da norma pode resultar em multas que variam de R$ 5 mil a R$ 100 mil, conforme o porte do empreendimento e as circunstâncias da infração, com valores dobrados em caso de reincidência.

Tradicionalmente utilizadas na festa, as serpentinas metálicas representam risco elevado de acidentes, pois conduzem energia elétrica. Quando lançadas em direção à rede, podem provocar curtos-circuitos, rompimento de cabos e choques elétricos. Nos trios elétricos, a pressão do bastão lança a serpentina a até oito metros de altura — acima da rede elétrica, ampliando significativamente o risco de ocorrências graves.

Campanha de segurança com música e conscientização

Como parte das ações preventivas para o Carnaval 2026, a Neoenergia Coelba lançou a campanha “Seja inimigo do fim”, que conta com uma parceria inédita entre BaianaSystem e Alceu Valença. A iniciativa utiliza a música como ferramenta de conscientização para levar mensagens claras e diretas aos foliões sobre como curtir a festa com segurança, longe da rede elétrica.

A música inédita será tocada nos principais circuitos do Carnaval de Salvador, no Navio Pirata da banda BaianaSystem, além de ser veiculada em rádios de todo o estado e nas plataformas digitais da Neoenergia. A campanha orienta a população a não subir em postes, evitar ligações clandestinas, manter distância dos fios e nunca lançar serpentinas ou objetos em direção à rede elétrica.

Fonte: ASCOM 

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar