Geral
Agricultura Familiar do Sudoeste Baiano marca presença na ExpoConquista com diversidade de produtos

A Agricultura Familiar do Sudoeste baiano trouxe uma diversidade de sabores e artesanatos de vários materiais, nos seus 24 estandes de produtos da região, para a edição 53ª da Exposição Nacional Agropecuária de Vitória da Conquista. O estande da Agricultura Familiar na ExpoConquista é uma realização do Governo do Estado, por meio da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia).

Para Antônio Gomes da Silva Neto (Netinho), Gerente Territorial da CAR, a Expoconquista Expoconquista foi um verdadeiro sucesso, e tudo graças à participação essencial dos Agricultores Familiares. O Netinho pontuou ainda que a diversidade e a qualidade dos produtos é o diferencial da Agricultura Familiar. “Com 24 estandes repletos de produtos da Agricultura Familiar, nossa praça gastronômica, o empório da Agricultura Familiar, e a cachaçaria e cervejaria, mostramos a força e a qualidade do trabalho árduo dos agricultores da nossa terra. Vocês consolidaram mais um capítulo de uma história de esforço e superação, e é com imenso orgulho que agradecemos pela parceria e confiança de cada um. Juntos, estamos transformando a agricultura familiar e fortalecendo nossa economia e cultura”, afirmou o Gerente Territorial da CAR.

Calisvaldo Meira Alves, de Manoel Vitórino, da Cooperativa COOPISFA Umbucuri, que trabalha com o beneficiamento do umbu e do coco licuri, destaca que o intuito de levar os seus produtos para a Expoconquista e outras exposições vai além das vendas, é uma forma de mostrar os seus produtos, fazer com que as pessoas conheçam novos sabores. Os produtos Umbucuri já estão sendo comercializados em feiras, exposições, mercados locais, e em outras cidades como Salvador e São Paulo.

Andre Moraes esteve representando a Queijaria Nobre, de Planalto. Produtor de leite, ele afirma que o diferencial da produção são “animais criados a pasto, o bezerro ao pé, sem usar Ocitocina ou alimentação fermentada”. André disse que a partir dessa matéria prima, surgiram as ideias para a criação de seus produtos. “Então, com esse leite de qualidade, decidimos desenvolver nossos produtos direto da fazenda. O nosso primeiro produto foi o queijo Gabiru. E começamos a levar esses queijos para concursos nacionais, onde recebemos premiações. Com queijos frescos, na linha sem lactose. Com o decorrer, fomos regularizando a empresa e hoje estamos com a empresa pronta, esperando para rotular nossos produtos”. André Moraes falou das premiações que a empresa já recebeu e já tem planos para as próximas criações. “No último concurso mundial feito no Brasil, nós ganhamos dois prêmios de melhores iogurtes do Brasil e um ouro no queijo. Além dos produtos sem lactose, o próximo passo é produzir alimentos para quem tem intolerância à beta-caseína A1”, salientou.

O artesanato produzido de maneira sustentável, sem agredir o meio ambiente também teve destaque na exposição de Vitória da Conquista. O artesão Evandro Pereira de Souza e a sua esposa Fabiana, do Artesanato Coisas do Sertão, de Boa Nova, de Poções, produz artesanato sustentável utilizando a Fibra Natural da Taboa. Evandro destaca que o diferencial é produzir um artesanato que não agride o meio ambiente. “As pessoas conhecem a Taboa como uma praga do rio, mas para nós, é a matéria prima para a produção de cachepôs, cestas, chapéus por exemplo”, pontua o artesão.

Robério, da Robério Artesanatos, faz seus produtos utilizando pneus como matéria prima, para ele a arte é uma forma de iluminar a vida. Ele viaja para várias cidades do sudoeste expondo e vendendo seus produtos.

A Cooperbac também esteve representada na Exposição Conquista pela presidenta da associação, Joara Oliveira e expositores trazendo a linha de Cafés e Cafés Premium produzidos pela cooperativa. Havia uma gama de produtos como Cafés Premium, Flocão de milho, Cachaça Artesanal, Mel, Cerveja, Linguiças, Hambúrguer suíno, Geleias, Biscoitos. Uma infinidade de sabores, artesanatos ecológicos, uma riqueza de produtos com matérias primas diversas e com a qualidade que a Agricultura Familiar do Sudoeste pode oferecer.
Vídeo: Netinho da CAR
https://youtube.com/shorts/8KcQrfsY6Wk?feature=share















