Destaques
Medicina de Família e Comunidade: a especialidade médica que é uma das portas de entrada no sistema público de saúde
Profissionais da área atuam na atenção primária, acompanhando pacientes a longo prazo, promovendo hábitos saudáveis, coordenando o cuidado e direcionando-os para outras especialidades

A Medicina de Família e Comunidade é uma das especialidades médicas mais próximas da população e uma das principais portas de entrada no sistema público de saúde. Nela, o cuidado vai muito além do consultório: envolve escuta, vínculo e acompanhamento contínuo, garantindo atenção integral às pessoas em todas as fases da vida.
Esses profissionais atuam na atenção primária à saúde, desempenhando um papel essencial na prevenção de doenças, na promoção de hábitos saudáveis e na coordenação do cuidado dos pacientes, além de direcioná-los a outras especialidades quando necessário.
Em Vitória da Conquista, o Dr. José Renato Muniz é um dos médicos que representam essa atuação com dedicação e propósito. Especialista em Medicina de Família e Comunidade e professor do curso de Medicina da Afya Vitória da Conquista, ele cresceu inspirado pela mãe, a Dra. Vitória Muniz, uma das grandes referências em Ginecologia e Obstetrícia na cidade. “Desde pequeno, eu via o quanto minha mãe se dedicava aos pacientes, o carinho e o respeito que ela cultivava. Essa convivência me mostrou que ser médico é muito mais do que tratar doenças, é estar presente, acolher e acompanhar as pessoas nas diversas fases da vida”, conta o Dr. José Renato.
Na prática da Medicina de Família e Comunidade, ele destaca o valor do vínculo e da escuta. Segundo o discente, a medicina humanizada incentiva olhar o paciente como um todo. Não tratando apenas sintomas, mas compreendendo o contexto social, familiar e emocional que influencia a saúde. Esse olhar integral é o que faz a diferença.
Como docente, o Dr. Renato leva esse mesmo olhar humanizado para a formação de novos profissionais: “Dar aula é uma forma de continuar cuidando. Compartilhar experiências e mostrar aos alunos a importância da empatia e da escuta ativa é algo que me inspira todos os dias”, afirma.
Neste Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, histórias como a do Dr. Renato e o legado da Dra. Vitória Muniz reforçam o valor e a essência da medicina: cuidar de pessoas, construir vínculos e transformar vidas por meio do compromisso e da humanidade.
Sobre a Afya
A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 22 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.
Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Fonte: Ascom