WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Destaques

CARRETA DO “AGORA TEM ESPECIALISTAS” COMEÇA A FAZER TOMOGRAFIAS EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Unidade móvel do Governo Federal fica 30 dias na cidade e deve ofertar cerca de 1.800 exames chegando a 19 municípios; exames são agendados pelas secretarias municipais

A partir desta segunda-feira (25), pacientes do SUS de Vitória da Conquista e região passam a contar, com os serviços especializados da Carreta de Imagem Diagnóstica do programa Agora Tem Especialistas, do Governo do Brasil.

A carreta estará em frente a Policlínica Regional de Vitória da Conquista pelos próximos 30 dias. Com foco no diagnóstico precoce, a unidade móvel conta com equipe de radiologia para ofertar exames de tomografia sem contraste, exames essenciais para definir tratamentos com rapidez.

Além de Vitória da Conquista, a carreta vai atender pacientes de Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Mirante, Maetinga, Piripá, Planalto, Poções Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo e Tremedal.

As carretas levam o cuidado para mais perto da população, reduzindo deslocamentos para grandes centros. Desde outubro de 2025, pacientes de mais de 2,5 mil municípios em todo o país já foram atendidos pelo programa.

Compuseram o dispositivo de honra o presidente do CISVITA, Dr. Maurílio Lemos; Jamille Gusmão, diretora da DRAC, representando a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista; o representante do COSEMS/BA, Valmor Santos Félix; a representante da AgSUS, Elaine Silva; a coordenadora técnica do Núcleo Regional de Saúde Sudoeste, Karoline Rebouças, representando a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana; a assessora especial da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Suzana Ribeiro; e a superintendente substituta do Ministério da Saúde na Bahia, Ana Rebouças, representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Também estiveram presentes os prefeitos dos municípios de Presidente Jânio Quadros, Lélio Júnior; Piripá, Cristiano Santos Silva; Ribeirão do Largo, Zuina Borges; Cordeiros, Devani Pereira; Mirante, Edno Silva Nascimento; e Planalto, Cloves Alves Andrade. A solenidade contou ainda com a presença do vereador Ricardo Babão, Lygia Matos, diretora do Crescêncio Silveira, Gerardo Azevedo Júnior, Diretor do Hospital de Base de Vitória da Conquista, dirigentes e representantes de unidades hospitalares e da Policlínica Regional.

Maurílio Lemos

O presidente do CISVITA e prefeito de Cândido Sales, Dr. Maurílio Lemos, celebrou a chegada da estrutura. “Nós temos aqui o grande privilégio de poder receber a carreta com a realização para as tomografias computadorizadas. Essa é só a primeira ação de muitas outras que estão por vir e que já estamos em debate com nossa boa relação com o Governo do Estado e com o Governo Federal para poder atender a população de Vitória da Conquista e mais diversos municípios da nossa região”.

Segundo Maurílio, a operação soma capacidade ao que já é ofertado na Policlínica. “Nós estaremos realizando sessenta tomografias extras ao que a gente já realiza na Policlínica todos os dias nos próximos trinta dias. Então são mais de mil e oitocentas tomografias que vamos realizar, poder diminuir a fila de espera, dar mais celeridade no diagnóstico”.

Maurílio Lemos anunciou que outras estruturas devem chegar à região. “Quero dizer mais: que outras carretas, outros tipos de serviço de saúde pública estão para chegar aqui na nossa Policlínica Regional de Vitória da Conquista. Como a carreta que envolve toda assistência à saúde da mulher e também virá a carreta com os procedimentos oftalmológicos para assim poder melhorar mais ainda a saúde do nosso povo”.

O presidente do CISVITA destacou a parceria entre os entes. “Eu fico muito feliz em poder ser agraciado com esse programa, sabendo que o nosso presidente Lula, o nosso governador Jerônimo está aqui usando essa missão, essa confiança para que ao lado dos prefeitos, colegas, parceiros, possamos unir cada vez mais para fortalecer o SUS, ampliar o serviço e atender a população mais carente”.

“É uma grande valia, uma grande benefício na vida daquelas pessoas que esperam meses para poder realizar exame tão importante como tomografia. Estamos aqui para acabar com essa espera”, completou. “Estou junto com a minha equipe da Policlínica, com a equipe do nosso consórcio, ao lado do governador Jerônimo e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva empenhados para transformar pra melhor ainda mais o nosso povo com essa parceria que só fortalece cada vez mais”.

Maurílio Lemos e Ana Maria Rebouças

A superintendente do Ministério da Saúde na Bahia, Ana Maria Rebouças, explicou que a unidade fará tomografias sem contraste durante 30 dias. “A carreta para contraste teria que ter outra estrutura de retaguarda, porque existe a possibilidade de reação do paciente. Essa carreta é de tomografia, sem contraste”.

O agendamento é feito pelos municípios. “Quem tiver com algum pedido de tomografia aguardando, mesmo que vencido por conta do prazo de espera, pode procurar a Unidade de Saúde ou a regulação do seu município para ser agendado. Nesse período que a carreta está aqui, todas as tomografias sem contraste serão agendadas pra ela”, orientou Ana Maria. “O que se prega com a carreta é diminuir o tempo entre o diagnóstico e o tratamento”.

Karoline Rebouças

Karoline Rebouças, do Núcleo Regional de Saúde, detalhou a meta: “Estamos esperando dois mil pacientes durante esses 30 dias de atendimento nos 19 municípios da região de Vitória da Conquista. Pela manhã serão atendidos 30 pacientes e no turno da tarde mais 30. Totalizando 60 pacientes por dia, divididos pelos municípios”.

Ela reforçou que o serviço não é mutirão aberto: “Ele tá todo via regulação. Não é um serviço de mutirão. É do que já vinha cadastrado via município para chegar aqui e ser assistido. Para vir pra cá é necessário estar com pedido de exame, cartão do SUS e RG ou CPF”.

A distribuição das vagas foi aprovada junto com os secretários municipais. A ação tem apoio da regulação de Vitória da Conquista, da Policlínica Regional e do CISVITA.

Suzana Ribeiro

Suzana Ribeiro, assessora especial do gabinete do secretário Mozart Salles e representante da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, acompanha a entrega junto com a superintendência do Ministério da Saúde na Bahia.

“A vinda da carreta foi uma decisão do presidente Lula. O programa é muito mais amplo, já está ofertando cirurgias eletivas, ampliação da cirurgia de média e alta complexidade, carretas de exames de imagem, saúde da mulher e oftalmo fazendo cirurgia de catarata”, disse Suzana. “Isso foi em todo o país para garantir e melhorar o acesso à população, reduzir filas e humanizar o atendimento. De forma que as pessoas possam ter seus exames realizados em tempo oportuno para garantir o tratamento ambulatorial ou cirúrgico de forma mais rápida”.

Para reduzir a fila por atendimento especializado, o programa também atua com mutirões em finais de semana; reativação de espaços ociosos em hospitais públicos; ampliação do horário em policlínicas; provimento de mais médicos especialistas; e atendimento gratuito a pacientes do SUS em hospitais privados e filantrópicos com abatimento de tributos federais.

As iniciativas já garantiram 14,9 milhões de cirurgias eletivas em 2025, aumento de 42% em relação a 2022, além de 1,3 milhão de exames e 14 milhões de internações.

Fotos: Luciene Costa e Ascom da Policlínica 

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar