WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Conquista: Câmara de Vereadores se solidariza com feirantes do Ceasa da avenida Juracy Magalhães

Por Gabriela Oliveira  – Após as fortes chuvas do último mês, a Associação dos Comerciantes Atacadistas de Hortifrutigranjeiros da Ceasa de Vitória da Conquista (Acatace), administradora da Central de Abastecimento de Vitória da Conquista, da Avenida Juracy Magalhães, há mais de 14 anos. Vem sofrendo com a disseminação de várias Fake News. Com isso, vereadores de Vitória da Conquista demonstraram seu apoio aos trabalhadores do local.

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), da última quarta-feira (07), a vereadora Lúcia Rocha destacou a importância de apoiar esses trabalhadores, visando melhorias, já que o setor é extremamente necessário para o comércio conquistense. “É óbvio que eles precisam de novos investimentos em busca de uma maior modernização, mas também sei que essa é uma preocupação da atual diretoria, que não mede esforços em busca desse objetivo”, afirmou a parlamentar.

Ronaldo Carvalho, é presidente da Acatace desde 2017, segundo ele o seu compromisso com a associação, é voltado sempre para o bem comum, e sempre esteve na luta por melhorias e por um lugar próprio, que contemple as necessidades dos comerciantes com segurança e condições dignas de trabalho. “Tenho feito esse trabalho à frente dessa administração com muita responsabilidade e sempre buscando atender a todos os associados, desde os pequenos até os maiores, sem distinção. Você sabe que sempre tem essa questão, dos grandes acharem que eles são maiores e que a vontade deles tem que sempre prevalecer, mas nunca usei esse critério. sempre estive à disposição e ao lado de todos. Por isso, muitas vezes criei adversários, pessoas que não ficaram satisfeitas com essa minha posição. Então essa é a maior marca do meu mandato. É a inclusão, ser um presidente para todos os associados”.

Durante a mesma Sessão, o vereador Edjaime Rosa Bibia (MDB), em seu pronunciamento, defendeu os feirantes do Ceasa, relembrando promessas antigas feitas a eles a respeito de um terreno próprio. “Vocês saíram do Ceasa com a promessa de receber uma feira coberta, mas foram enganados. Possuo uma barraca na feira, com meu filho tomando conta e seu da realidade de vocês”. Pontuou o vereador.

De acordo com Mabel Nunes, diretora financeira da associação, a Acatace possui atualmente 180 associados e na agricultura familiar cerca de 260 pessoas de Conquista e regiões circunvizinhas. Ela pontua a importância do apoio dos vereadores. “Em relação ao apoio dos vereadores nós sempre o tivemos. Durante todos esses anos, o que eles puderam fazer pra estar nos apoiando, inclusive, quando nós quase perdemos o terreno que que foi prometido a associação. Eles se levantaram, vieram aqui até a Acatace, a Câmara em peso para nos apoiar e por conta desse motivo nós não perdemos, o terreno não foi passado pra o outro grupo e está lá até hoje porém nós conseguimos essa vitória. Eles sempre nos apoiaram”.

A diretora financeira também falou da importância histórica da associação. “Nós não estamos aqui dizendo que os vereadores não podem apoiar os empresários, porém eles não podem esquecer quem nós somos, a história que nós temos, nós somos os atacadistas legítimos, esse segmento sempre foi feito por nós e veio de gerações”. Afirmou Mabel

Ronaldo Carvalho conta que mesmo antes de ser presidente da associação, ele vem lutando pela causa dos associados, para que a associação conseguisse o seu Ceasa próprio. “Desde 2008, venho lutando mais ainda para que os atacadistas do 5º galpão do Ceasa do Centro, que foi transferido para Juacy Magalhães com promessa de que em dois anos teríamos o nosso próprio Ceasa, e ainda não temos. Enquanto não conseguimos, tenho feito o maior esforço pra manter aquele Ceasa provisório, porque na verdade a gente fala que é provisório porque a gente tem esperança de ter o nosso”. Disse o presidente.

Hermínio Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores, apoia a doação de um terreno para que a Acatace possa ter o seu próprio espaço. “Estamos favoráveis a possibilidade dessa doação do terreno pela prefeitura para os feirantes ali da Juracy Magalhães. Então, a prefeita doando esse terreno, o projeto vem aqui pra câmara para ser votado. E tranquilamente pode contar com o meu voto, eu particularmente, sou favorável. Principalmente para essas pessoas humildes, pras pessoas que lutam, que geram empregos diretos e indiretos”, pontuou o parlamentar.

O vereador Nildo Freitas, líder da prefeita na Câmara, ponderou que a Casa está focada em resolver o mais rápido possível a questão dos feirantes, “Vamos estar unindo forças junto com a prefeita Sheila Lemos, para encontrarmos uma solução. Eu acredito que seja do interesse da prefeita resolver esse problema”. E destacou a necessidade e urgência para atender as demandas dos feirantes, “Foram feitas muitas promessas a eles e até hoje não foram resolvidas, são pais de família que precisam trabalhar, levar o sustento para a sua família e ajudar esse sustento chegar também a nossa mesa, temos que também sermos justos com essas pessoas. E no que depender desta Casa, estaremos unidos para buscarmos uma solução, explicou.

O presidente da Acatace afirma ainda que tem feito uma boa gestão, “Tem trabalhado para todos, tenho melhorado no que o que é possível na infraestrutura, porque a gente sabe que é uma associação sem fins lucrativos, então a despesa é muito alta, procuro sempre não aumentar valores e taxas, valores de solo, justamente por saber que tem o pequenininho lá que não tem condições, tem o médio que também tem dificuldades. Então, a gente tenta trabalhar de uma forma que as despesas sejam o mínimo possível para o associado. Então, como as despesas são grandes, nós não temos aquela sobra de recursos para fazer o que precisaria já ser ter sido feito, mas agora a gente já tem um projeto, das coisas que vão ser feitas por exigência de alguns órgãos, por orientações e a gente está conseguindo levar adiante”, concluiu Ronaldo Carvalho.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar