WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesGeral

Sudoeste: Trator é entregue em Tremedal e beneficiará associações de agricultura familiar do município

Por Expressão Bahia

Nessa quinta-feira (14), em Tremedal, aconteceu a entrega de um trator, benefício que foi destinado ao município pelo governador Rui Costa e por Fabrício Falcão, deputado estadual, do PCdoB.

Estiveram presentes na solenidade, o prefeito de Tremedal, Marcio Ferraz de Oliveira (PSD), juntamente com o vice-prefeito, Paulo Célio Nogueira de Avelar, do PSD. Além dos dois principais representantes do município do sudoeste, se fizeram presentes também, o secretário de Agricultura, Joaquim Nonato, outros representantes do secretariado municipal, e também presidentes das Associações municipais.

Uma carreata percorreu ruas da cidade e conduziu os produtores para um café na localidade de Formosa.

T5
Foto: Luciene Costa / Expressão Bahia

Para o prefeito Márcio Ferraz, do PSD, um momento de também agradecer ao governador Rui Costa e ao deputado Fabrício Falcão por terem destinado o trator ao município.

“Essa solicitação fiz em menos de 60 dias, e de imediato, eles se prontificaram a estar beneficiando três associações do município. Isso irá beneficiar a mais de 130 famílias. E como sabemos que a população de Tremedal é quase 80% rural, nós temos que trabalhar em prol da agricultura familiar”, explicou Márcio.

Além do veículo, tanto o governador quanto o deputado, já se dispuseram a tentar trazer horas de máquinas para serem feitos os trabalhos com as aguadas e mais dois outros tratores.

T9
Foto: Luciene Costa / Expressão Bahia

“Nós vivemos numa região de seca e esse foi o compromisso que eles fizeram conosco, principalmente nessas regiões que são mais carentes. Temos mais dois tratores a receber, pois, são mais de 30 associações no município de Tremedal. E associações antigas, as quais damos todo o suporte”, frisou o prefeito.

Márcio ressaltou a importância de Joaquim Nonato, secretário de Agricultura, que além da parceria, tem atendido e avançado bastante na ampliação dos serviços para tentar diminuir a demanda da agricultura familiar no município de Tremedal. Ainda segundo o gestor municipal, a cidade conta também com trator que atende a todas as associações por meio da pasta.

T12
Foto: Luciene Costa / Expressão Bahia

O secretário de Agricultura estava presente ao ato de entrega do trator e também analisou a importância desse benefício para as comunidades rurais atendidas.

“Isso é muito importante porque é do conhecimento de todos que o nosso povo, infelizmente, numa época dessas tem como instrumentos de trabalho: a enxada, foice, alavanca e o cavador. Graças ao esforço do prefeito e ajuda do deputado estamos entrando numa época de uma agricultura moderna. Essa máquina e seus implementos vão ajudar e muito essas comunidades. Comunidades produtoras que foram agraciadas e parte delas que participam da venda de produtos para merenda escolar”, disse Joaquim Nonato.

T6
Foto: Luciene Costa / Expressão Bahia

O chefe da pasta diz ter certeza, que dentre em breve, a produção ira duplicar, e quem sabe triplicar nos próximos anos.

“Com esses tratores que Márcio vem conseguindo para o município é possível que a gente tenha futuramente 100% de fornecimento da alimentação das escolas por essas nossas comunidades de produtores familiares”, analisou o secretário.

T11
Foto: Luciene Costa / Expressão Bahia

Alex Gomes de Albuquerque, presidente das Associações Formosa e Tamanduá, conversou com a nossa reportagem e falou sobre a melhora que deve ser obtida no cultivo da terra, e claro, do sonho do qual as cercas de 35 famílias, que pertencem as associações, de estarem tendo melhorias para suas comunidades.

“Na verdade, para as duas comunidades, Formosa e Tamanduá, a qual eu represento, é uma alegria muito grande. Exatamente hoje nossa associação comemora três anos de existência. Esse trator veio pra ajudar bastante a melhorar a produção de nossa região. Muitas vezes os produtores buscam conseguir arar uma terra, gratear e acabam não conseguindo por não terem um trator disponível”, disse Alex.

T7
Foto: Luciene Costa / Expressão Bahia

 A associação produz diversas hortaliças, leguminosas e tubérculos, a exemplo, de milho, feijão e mandioca. Essa produção orgânica tem como principal destino a feira livre de Tremedal.

Para Creusilda de Carvalho Abreu Santos, presidente da Associação Carlos Müller, iniciativas como essa trazem o fortalecimento da agricultura familiar.

T10
Foto: Luciene Costa / Expressão Bahia

“Isso vai ser muito importante, tendo em vista, que os agricultores fazem hoje todo o trabalho de forma rudimentar. E aqueles que não fazem dessa forma têm mesmo sem condições, pagar o valor para estar arando suas terras e fazendo todo o trabalho que esse maquinário vai favorecer agora neste momento. É de suma importância, estamos muito felizes por essa aquisição. Vamos trabalhar juntos nas associações para que a maneira de gerir o trator seja com menores gastos, e com isso fortalecendo a união e o associativismo”, declarou Creusilda.

Segundo a gestora da associação, a iniciativa irá beneficiar cerca de 90 associados, ou seja, 90 famílias que participam da associação. Ainda segundo Creusilda, em média, cerca de 70 associados participam ativamente de forma associativa.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar