WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coopmac exposicao conquistacamara vc cmvc
Interesse Público

Planalto: CEP recebe solução emergencial para déficit de terceirizados

Na última segunda-feira (11), no município de Planalto, aconteceu uma manifestação de professores, alunos e funcionários chamando atenção para o problema dos trabalhadores terceirizados que atuam em escolas municipais da cidade do sudoeste.

De acordo com o prefeito Cloves Andrade recentemente foram assumidas pela gestão municipal duas escolas de ensino fundamental II (até a 8ª série), além de mais dois anexos localizados em Geribá e Lucaia.

“Realmente está tendo este problema dos contratados, pois o antigo PST, o Ministério do Trabalho determinou que não houvesse contratações e o governo está licitando e contratando uma nova empresa. Estamos conversando com a DIREC e Governo do Estado para disponibilizar através desta contratação um maior número de servidores para atender o Centro Educacional de Planalto”, disse o prefeito.

Planalto 1

Uma das integrantes da manifestação, a professora do Centro Educacional de Planalto, Mércia Sousa, contou que as escolas têm enfrentado problemas pela carência de funcionários tanto na parte administrativa quanto de apoio.

“Até o presente momento são poucos  funcionários para fazer todo o serviço desde merenda a limpeza da escola. Estamos com uma situação insustentável e resolvemos por uma deliberação dos diretores de todas as escolas de Vitória da Conquista da (Direc 20), reduzir o horário das  aulas,  passando de 50 para 30 minutos cada aula”, explicou Mércia.

De acordo com a professora isso acarreta em um grande prejuízo para os alunos atrasando também o ano letivo. Ainda segundo a docente a escola contava com cerca de 29 funcionários incluindo setor administrativo e apoio, e hoje só estaria contando com apenas 9 funcionários.

“Temos mais de mil alunos, isso sem contar os dois anexos de Geribá e Lucaia. A escola é de grande porte e funcionamos nos três turnos. A maioria desses funcionários são terceirizados e muitos deles trabalharam por até quatro meses sem receber seus salários”, finalizou a professora.

Resolução

Planalto 2
                                                           Foto: Ascom Planalto

 

Após os problemas apresentados durante manifestação de professores, alunos e funcionários de escolas públicas de Planalto, o prefeito Cloves Andrade se reuniu com o secretário de educação do município, Gilson Souza e os vereadores Hernildo Bandeira e Flávio Nogueira juntamente com o diretor da DIREC 20, Ricardo Costa, com a Diretora do CEP, Cássia Fonseca e com a vice diretora da extensão Geribá, Andréia Lacerda.

Na ocasião, tanto o gestor municipal quanto a diretora da instituição de ensino apresentaram os problemas enfrentados para o pleno funcionamento do Centro Educacional de Planalto ao diretor da DIREC 20. Ricardo Costa garantiu que a situação de contratação dos servidores seria resolvida o quanto antes, em um prazo aproximado de 30 dias.

Em um plano emergencial, o prefeito da cidade decidiu oferecer oito servidores para o quadro de funcionários da escola, retomando o pleno funcionamento do Centro Educacional de Planalto.

“A prefeitura vai fornecer 08 funcionários para sanar as necessidades emergenciais da escola, garantindo o acesso e a permanência dos alunos no Centro Educacional de Planalto. Manteremos esse quadro até o governo do estado efetuar as contratações e repor os funcionários na unidade escolar”, frisou Andrade.

A escola volta a funcionar normalmente na próxima segunda feira, 18.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar