WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

“A cura do paciente está muito relacionada ao diagnóstico precoce da doença”, alerta especialista sobre o câncer de próstata

Por Lílian Symaia – Durante todo este mês, diversas atividades estão sendo realizadas em todo o Brasil. A campanha Novembro Azul tem o objetivo de chamar a atenção dos homens sobre a importância de se cuidarem e principalmente fazerem exames preventivos, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. É uma oportunidade de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Por isso, o site Expressão Bahia convidou o médico urologista, Dr. Walmick Correia, para falar um pouco mais sobre o assunto, visto que a doença é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. Anualmente, o país registra cerca de 68 mil novos casos e 13 mil mortes causadas pelo tumor, por isso o especialista alerta: “Quanto mais precocemente eles fizerem seus exames preventivos mais precocemente serão diagnosticados e tratados para que possam ser curados e acima de tudo ter uma melhor qualidade de vida.”. Confira entrevista completa:

Expressão Bahia – A campanha Novembro Azul foi criada para chamar a atenção dos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A principal dificuldade em relação à doença é principalmente a vergonha ou incômodo que os homens têm em relação ao exame de toque. Em sua opinião, essa resistência ao exame do toque está diminuindo?

 Dr Walmick Correia – O mês de novembro foi preconizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), com apoio da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), como o mês da campanha de combate ao câncer de próstata desde 2011, tendo como inspiração o movimento australiano Movember (Moustache/November, que em livre tradução significa Bigode/Novembro) e a campanha internacional do Outubro Rosa, para o câncer de mama. Essa campanha tem por objetivo promover iniciativas que incentivem a mudança de comportamento dos homens, para que incorporem o hábito de consultar um médico e realizar seus exames preventivos.

Hoje em dia os jovens que procuram o exame urológico já têm consciência de que serão submetidos a um toque retal porque as informações veiculadas na mídia mostram os riscos que o câncer de próstata pode causar a saúde do homem e, provavelmente com medo de que isso lhes aconteça no futuro, eles têm nos procurado.

Acredito que a resistência ao exame esteja diminuindo porque ao examinar meus pacientes sempre explico os problemas que poderão advir com a doença e tento ao máximo mostrar a eles que o toque retal é um exame simples e rápido. Na verdade fazem tanta fantasia do exame de próstata que quando eles são submetidos ao mesmo veem que é uma coisa simples e então os preconceitos vão diminuindo, eles saem satisfeitos com os resultados, voltam no ano seguinte para novas avaliações e vão passando essas informações para os mais velhos esses sim um pouco mais resistentes à realização do toque retal, muito por conta da criação machista a que foram submetidos desde a infância, mas a nossa realidade hoje é outra.

Expressão Bahia  – A partir de qual idade o homem deve realizar exames preventivos de câncer de próstata?

 Dr Walmick Correia – As recomendações da SBU para a realização de exames periódicos para detecção precoce do câncer de próstata são a partir dos 50 anos para homens sem antecedentes familiares e 45 anos para homens com antecedentes familiares ou outros fatores de risco.

Eu particularmente acho que a partir dos 40 anos de idade o homem já deva começar a fazer seus exames preventivos porque nós temos tido muitos casos de homens jovens com câncer de próstata. Pacientes chegam ao meu consultório com 40/42 anos já com diagnóstico de câncer de próstata. Se esse paciente esperasse para procurar seu urologista com 50 anos de idade, nós já teríamos perdido 10 anos de um tempo precioso no tratamento da doença. Então eu assumo a postura de que quanto mais precocemente nós pudermos investigar e diagnosticar esses pacientes, maior o benefício para eles terem a oportunidade de fazer um tratamento menos agressivo e com maiores chances de cura.

Expressão Bahia –  Qual a importância do exame de toque retal nos homens?

 Dr Walmick Correia – A gente ainda encontra uma barreira de preconceitos sobre o exame de próstata porque muitos chegam no consultório e dizem “eu não faço o toque” (risos), mas o toque é nada mais nada menos que um exame digital da próstata. É verdade que muitas vezes não é possível observar nódulos pelo toque, mas o exame dá uma dimensão das características dessa glândula, do volume que ela está apresentando no momento do exame, coisas que o PSA não mostra

Expressão Bahia – O exame PSA sanguíneo e a ultrassonografia da próstata são suficientes para um diagnóstico ou é imprescindível, também, o toque retal?

 Dr. Walmick Correia – O PSA – Antígeno Prostático Especifico é outro exame que você agrega ao exame preventivo da próstata para o diagnóstico clínico de câncer de próstata. No entanto, esse exame sozinho não dá 100% de certeza de câncer de próstata porque ele mede os níveis da enzima prostática, mas em situações de agressão a essa glândula como em casos de infecções urinárias ou infecções da própria glândula, os níveis de PSA podem dar alterados sem que o paciente tenha câncer de próstata. Múltiplas relações sexuais na véspera da coleta do material do exame também podem aumentar os níveis do PSA no sangue.

Por tudo isso é que não consideramos o PSA um exame fidedigno para o diagnóstico de câncer de próstata. Ele soma para isso junto ao toque retal e também à ultrassonografia da próstata ou à ressonância magnética multiparamétrica da próstata onde nós podemos ver se a próstata tem pequenos nódulos, ainda não sensíveis ao toque ou identificados pelo PSA. Mas o diagnóstico definitivo só deve ser dado após uma biopsia da glândula que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise de anatomia patológica e só então, com todos esses resultados em mãos, fechamos o diagnóstico do paciente.

A biopsia de próstata é o exame fidedigno final para afirmar se o paciente é portador ou não de câncer de próstata.

Expressão Bahia – O que causa o câncer de próstata?

 Dr. Walmick Correia – Infelizmente não se evita um câncer de próstata justamente porque ele não tem causas definidas. Quando falamos de câncer de próstata, falamos de fatores de risco que aumentam a probabilidade dos homens desenvolverem essa doença.

Alguns fatores de risco mais comuns são a idade, pois o câncer de próstata é mais comum em homens acima de 50 anos, o histórico familiar (fator hereditário), pois um parente de 1º grau com câncer de próstata aumenta em 2x a chance do homem desenvolver câncer de próstata, enquanto dois parentes de 1º grau com câncer de próstata aumentam em até 6x a chance do homem desenvolver a doença.

Outros fatores de risco comprovados por estudos científicos são a raça e a obesidade: há evidências de uma maior incidência de câncer de próstata em homens negros e em homens com excesso de peso.

Expressão Bahia – Como é o tratamento para o câncer de próstata?

 Dr. Walmick Correia – O tratamento de eleição para o câncer de próstata é basicamente a prostatectomia radical, cirurgia para retirada total da glândula prostática juntamente com a vesícula seminal, onde todos os órgãos suspeitos são retirados e já é possível constatar que muitos pacientes se curam apenas com a cirurgia. Hoje com o advento de novas técnicas cirúrgicas o procedimento evoluiu muito. As cirurgias podem ser laparoscópicas ou até robóticas onde é possível um menor tempo cirúrgico e uma maior resolutividade.

Após a cirurgia, os pacientes precisam fazer um acompanhamento semestral porque sem controle pode haver uma recidiva bioquímica e esse paciente ter um câncer de próstata lá na frente.

Expressão Bahia – O câncer de próstata tem cura?

 Dr. Walmick Correia –  O diagnóstico de cura do câncer de próstata está muito relacionado ao resultado do exame anatomopatológico que essa próstata apresenta, ou seja, o resultado do exame trará medidores que se estiverem nas taxas mais baixas indicam um percentual de cura maior, chegando a 80/90%.

Quando essas taxas estão em níveis muito elevados, o que em geral ocorre em pacientes que já apresentam alterações visíveis da próstata e níveis de PSA muito alto, nós tratamos o paciente, mas não é mais possível curar o paciente. Dito isso fica bem claro que a cura do paciente está muito relacionada ao diagnóstico precoce da doença, por isso é tão importante conscientizar os homens de que quanto mais precocemente eles fizerem seus exames preventivos mais precocemente serão diagnosticados e tratados para que possam ser curados e acima de tudo ter uma melhor qualidade de vida.

Expressão Bahia –  O câncer de próstata pode se espalhar para outros órgãos?

 Dr. Walmick Correia – Os casos mais avançados de câncer de próstata podem causar metástases para os ossos e outros órgãos. Nesses casos os pacientes sofrem muito com o tratamento por causa das complicações.

Muitas vezes lançamos mão de radioterapia, hormonioterapia e quimioterapia, para tentar dar melhor qualidade de vida a esses pacientes.

 

 

 

 

 

Informações sobre o entrevistado:

  1. WALMICK CORREIA – CRM/BA 3785

– Idealizador e diretor presidente do Andro Hospital Urológico

– Membro titular da SBU – Sociedade Brasileira de Urologia

– Graduado em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

– Especialista em Urologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Urologia com atuação em Urologia Clínica, Cirúrgica e Cirurgia Minimamente Invasiva com concentração em Urologia Oncológica.

– Cursos em Uropediatria, Infertilidade, Impotência Sexual e Tratamento Clínico da Disfunção Erétil

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar